A Associação Comunitária dos Idosos do Município de Osasco (Acimo), fundada em 1987, é uma entidade social que ao longo dos seus 34 anos promove o desenvolvimento da convivência e fortalecimento de vínculos para idosos, em parceria com a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura. Atualmente presidida por Maria de Lourdes Girardi, atende a 60 idosos, sendo 30 deles em situação de vulnerabilidade social.
Assim como diversas entidades ligadas ao trabalho social, a Acimo também teve de paralisar as ações mato presenciais desde o ano passado, em razão da pandemia de Covid-19. Isso, no entanto, não impediu seus membros de desenvolverem as mais diversas atividades on-line junto ao público, com atendimento de assistentes e orientadores sociais, além das controladas e eventuais visitas domiciliares aos mais necessitados.
Desde a sua fundação, a Acimo cumpre tal papel em um galpão instalado na rua Sândalo, 12, na Cidade das Flores; por conta dos protocolos de segurança em saúde, teve de mantê-lo fechado, mas colocou seus profissionais à disposição a partir do escritório localizado na rua Ali Saad, 37, Jardim Califórnia.
DELINQUÊNCIA
No início deste ano de 2021, no entanto, constatou-se o mais duro golpe contra a entidade ao longo dos 34 anos de trajetória: ao se dirigirem ao salão da Cidade das Flores, para iniciarem os trabalhos de mais um período, os diretores encontraram o local completamente destruído e vandalizado. Na sexta-feira, 12, descobriram, dentre outras agressões, que meliantes quebraram a janela da cozinha e, por ali, furtaram tudo de valor que existia na sede na qual mantinham geladeiras, freezer, fogão, ventiladores, computadores da sala de informática, batedeiras, liquidificadores, torneiras, aparelhos de som, amplificadores e aparelhos de conexão à internet. Não bastasse a subtração dos bens móveis, os delinquentes ainda roubaram toda a fiação interna, inclusive do relógio principal de energia; além de destruírem tudo o que sobrou na sede da Associação.
Para a 1ª-Tesoureira da entidade, Terezinha, “vai ser muito difícil recuperar o que conseguimos construir” nos 34 anos da Acimo.
Perspectiva semelhante também faz a assistente social Elaine, ao julgar que será muito difícil à Acimo permaneça estabelecida no mesmo local e adiantou que tratativas já estariam sendo realizadas para a mudança de endereço. Ela observou, entretanto, que para que isso ocorra de forma mais eficaz e o atendimento não seja prejudicado, que colaborações e doações de toda espécie serão bem-vindas. Para tanto, pediu aos interessados em colaborar com a Acimo que entrem em contato pelo telefone do escritório, cujo número é (111) 3609-7643.
Os atos de furto e vandalismo foram registrados no 1º Distrito Policial de Osasco e constam no Boletim de Ocorrência (B.O.) nº 192/2021.