Com um gol do zagueiro Renan no último lance da partida, o Palmeiras bateu fora de casa, no Peru, o Universitario e estreou com vitória por 3×2 na temporada de grupos da Copa Libertadores da América de futebol, na quarta-feira, 21. Atual campeão e em busca do tri, o Verdão poderia ter derrotado o adversário com mais folga, pois chagara a abrir 2×0 no marcador. Na terça-feira, 27/4, o clube esmeraldino voltará a campo a partir das 21h30 pela competição continental recebendo o Independiente Del Valle (Equador) para defender a liderança do grupo A, no qual tem 3 pontos ganhos, contra 1 do Defensa y Justicia (Argentina).
Vice-campeão de 2020, o Santos largou mal no torneio, perdendo em casa por 2×0 para o Barcelona do Equador, na terça-feira, 20. O resultado deixou o “Peixe” na última posição do grupo C, sem pontos computados, condição que tentará melhorar já no compromisso frente ao Boca Juniors, em Buenos Aires, também na terça-feira, 27, a partir das 21h30. O Barcelona e o Boca dividem a ponta da tabela, com 3 pontos cada.
O São Paulo também foi ao Peru em sua largada no torneio e voltou para casa com 3×0 favoráveis em sua bagagem, impostos ao Sporting Cristal, na terça-feira, 20. Soberano no grupo E com 3 pontos ganhos, contra 1 do Racing (Argentina), o tricolor estreará em casa na quinta-feira, 29, recebendo os Rentistas (Uruguai), quando o relógio marcar 21 horas em Brasília (DF).
O Flamengo visitou o Velez Sarsfield (Argentina) e, a exemplo do Palmeiras, teve dificuldades para derrotar os mandantes, por idênticos 3×2. O triunfo deu ao rubro-negro a primeira posição do grupo G, com 3 pontos; a Liga Deportiva Universitaria, do Equador, logo atrás, tem 1. Na terça-feira, 27, o “Urubu” recepcionará o Union La Calera (Chile).
Outro carioca, o Fluminense, faria sua arrancada em casa contra o River Plate (Argentina) na noite de quinta-feira, 22, quando esta edição foi fechada e o placar não pode ser registrado. Ambos compõem o grupo D. Na quarta-feira, 28, a partir das 21 horas, o tricolor das Laranjeiras jogará na Colômbia ante o Independiente Santa Fé.
A segunda participação do Internacional (RS) na Copa Libertadores também terá de ser de recuperação. O Colorado vai encarar o Deportivo Tachira (Venezuela) em Porto Alegre, na terça-feira, a partir das 21h30, vindo de derrota para o Always Ready, na Bolívia, por 2×0. Os bolivianos e os venezuelanos dividem a liderança do grupo B, com 3 pontos ganhos. Os gaúchos têm 0.
A rodada de abertura da Libertadores teve ainda La Guaira 1×1 Atlético Mineiro, pelo grupo H. Depois deste duelo na Venezuela, o “Galo” deverá estar em campo às 19h15 da terça-feira, 27, diante do América de Cali, na cidade de Belo Horizonte (MG). O líder é o Cerro Porteño (Paraguai), com 3, contra 1 dois mineiros, donos da segunda casa.
SUL-AMERICANA
Paralelamente à Copa Libertadores da América, a Confederação Sul Americana de Futebol (Conmebol) está promovendo a Copa Sul-Americana, pela qual deveriam estrear na noite de quinta-feira, 22, Corinthians e Bragantino, respectivamente contra o River Plate paraguaio e o Tolima (Colômbia). O Timão atuaria no reduto adversário, pelo grupo E; o “Massa Bruta” em Bragança Paulista, pelo G. Na segunda rodada, o alvinegro do Parque São Jorge terá pela frente o Peñarol (Uruguai), às 19h15 da quinta-feira, 29. Na véspera, dai 28, o Bragantino irá ao Equador medir forças contra o Emelec, a partir das 21h30.
Demais resultados de clubes brasileiros na Sul-Americana, na qual o Grêmio (RS) deveria estrear pelo grupo H na noite de quinta-feira, 22, frente ao La Equidad (Colômbia): Grupo C – Ceará/CE 3×1 Jorge Wilstermann (Bolívia); Grupo B – Montevideo City (Uruguai) 1×1 Bahia/BA; Grupo F – Atlético/GO 0x0 Newell’s Old Boys (Argentina); e Grupo D – Aucas (Venezuela) 0x1 Athletico/PR.