Início Política Regional Para eliminar processos em papel, Câmara de Osasco adota uso de tablets...

Para eliminar processos em papel, Câmara de Osasco adota uso de tablets e votação digital

938
0
Tablets permitirão reconhecimento facial dos vereadores - Foto: Robson Cotait

A sessão Ordinária da Câmara Municipal de Osasco de terça-feira, 18, colocou os vereadores frente a frente com uma novidade que deve permear os serviços legislativos daqui por diante: naquele momento, foi testado o novo sistema eletrônico de votação de projetos, com reconhecimento facial dos parlamentares através de tablets.
Pelo novo processo, o resultado das discussões aparece automaticamente no telão do plenário, com cores verde para quem votar sim e vermelho para quem for contrário à proposta votada. Cada vereador utilizará um tablet disponibilizado antes do início da sessão legislativa.
Para saber usar a nova tecnologia, todos os parlamentares participaram de um treinamento promovido por técnicos que implantaram o sistema na Casa.
Um dos principais objetivos é que, com o controle digital da documentação, o Legislativo osasquense abandone de vez os processos em papel. As novas ferramentas serão usadas na automação dos processos, uma vez que projetos, leis e requerimentos estarão todos digitalizados. Segundo o diretor de Assuntos Legislativos e Documentação, Terci Bueno, em breve todos os requerimentos externos também serão de forma digital.
O presidente do Legislativo osasquense, vereador Ribamar Silva (PSD), comemorou a entrada da Câmara Municipal nesse novo processo de modernização. “Nosso esforço é para que a Câmara de uma das cidades mais importantes do país busque sempre se modernizar. Osasco é uma cidade moderna. Se tornou nos últimos anos um verdadeiro polo tecnológico nacional. O que nos dá muito orgulho. Essas novas tecnologias simplificarão o processo de votação, com agilidade e segurança. Além de garantir mais transparência e sustentabilidade”, defendeu o parlamentar.