O Santos voltou do Equador batido por 3×1 pelo Barcelona após partida promovida na quarta-feira, 26, e dos sete clubes brasileiros que disputaram a fase de classificação da Copa Libertadores da América de futebol é o único que não conseguiu vaga para a sequência da competição. A quarta derrota em seis jogos deixou o “Peixe” com 6 pontos ganhos no grupo C, contra 13 dos equatorianos e 10 do Boca Juniors, que, assim, avançaram como primeiro e segundo colocados, respectivamente.
A sexta e derradeira rodada desta etapa seria completada na noite de quinta-feira, 27, quando esta edição foi fechada e estariam em campo o Palmeiras e o Flamengo (RJ), ambos recebendo o Universitário (Peru) e o Velez Sarsfield (Argentina) em duelos cujos placares não puderam ser registrados pelos grupos A e G, respectivamente,
O alviverde atuaria em seus domínios já credenciado, com 12 pontos ganhos, sem risco de ser superado pelo Defensa y Justicia (Argentina), segundo colocado, com 8. Quanto ao rubro-negro carioca, bastaria um empate na cidade do Rio de Janeiro diante do Velez para o topo do grupo G ficar assegurado, já que os mandantes tinham 11 pontos ganhos, contra 9 dos argentinos.
Outro paulista, o São Paulo, passou como vice-líder do grupo E, com 11 pontos, contra 14 do Racing (Argentina). Internacional/RS, 10, Olimpia/Paraguai, 9 (B); Fluminense/RJ, 11, River Plate/Argentina, 9 (D) e Atlético Mineiro 16, Cerro Porteño/Paraguai 10 também carimbaram suas passagens e agora, a exemplo dos demais, aguardam a definição dos seus adversários para as oitavas de final, previstas para começarem em julho. O Galo fechou a fase de grupos com a melhor campanha geral e levará aos “mata-matas” a vantagem de sempre decidir sua sorte em Belo Horizonte até a semifinal, já que a decisão, em jogo único, será em 20 de novembro, em Montevidéu.
SUL-AMERICANA
Já eliminado, o Corinthians encerrou sua participação na Copa Sul-Americana desta temporada goleando por 4×0 o River Plate (Paraguai) na quarta-feira, 26, resultado que assegurou ao menos o segundo lugar com 10 pontos ganhos, contra 13 do vencedor do grupo E, o Peñarol (Uruguai). O “Timão” juntou-se ao Bahia (BA) e Atlético Goianiense, que também ficaram pelo caminho. O Bragantino, por sua vez, arrancara na véspera vitória por 2×1 ante o Tolima e regressou da Colômbia comemorando a classificação, com 12 pontos, no grupo G.
Ceará (CE) e Athletico (PR) ainda jogariam na noite de quinta-feira, 27, diante do Jorge Wilstermann (Bolívia) e o Aucas (Venezuela), respectivamente, quando defenderiam o primeiro lugar dos grupos C e D e a consequente classificação. Na mesma noite, o Grêmio (RS) apenas cumpriria tabela no Equador visitando a La Equidad, pois já pisaria no gramado com a primeira casa do grupo H conquistada, com 15 pontos ganhos