A Secretaria de Finanças da Prefeitura de Barueri previu para o final deste mês de fevereiro e o começo de março, o início da distribuição dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para pagamento do exercício 2020. De acordo com a administração pública, cerca de 89 mil carnês devem ser entregues aos proprietários ou ocupantes de imóveis pela cidade, cujo vencimento da primeira parcela está previsto para o dia 31 de março.
Em Barueri, diferentemente das demais cidades da região, não há descontos para pagamento à vista e o tributo deve ser pago em quatro parcelas, com vencimentos subsequentes para 30 de abril, 29 de maio e 30 de junho, desde que cada parcela não seja inferior a R$ 35,00. O reajuste programado para cada carnê está em torno de 3,4%.
A Prefeitura alerta que, quem não receber seu carnê até 10 dias antes do vencimento da primeira parcela, em março, deverá se dirigir ao Ganha Tempo, setor azul, na avenida Henriqueta Mendes Guerra, 550, no Centro; onde solicitará uma guia para pagamento, ou poderá também imprimi-la acessando o portal da Prefeitura: barueri.sp.gov.br (em Cidadão / Moradia / Emissão de 2ª via de IPTU).
De acordo com a lei municipal nº 1.452/2004 e posterior alteração, o IPTU é isento para aposentado, pensionista ou beneficiário de auxílio previdenciário pelo amparo social. A medida é válida para contribuinte possuidor de um único imóvel em Barueri, utilizado exclusivamente para moradia e que não seja destinado a comércio, locação ou qualquer outra atividade remunerada.