A presidente do Instituto GEA – Ética e Meio Ambiente, Ana Maria Domingues Luz, proferiu na Câmara Municipal de Osasco na quarta-feira, 5, palestra pela qual dissemina e define a importância do trabalho de educação ambiental e seu papel transformador, estimulando a consciência sobre o meio em que se vive e promovendo geração de renda. Sob o tema “Ética e Meio Ambiente”,a palestra foi promovida em parceria com a Escola do Parlamento de Osasco (EPO) e prestigiada por vereadores, servidores do Legislativo e parte da população.
Ana Maria falou sobre os processos de reaproveitamento de cada tipo de material e produtos, como plástico, papel, óleo, lixo eletrônico, deixando claro que, antes de promover a reciclagem, “o mais importante é fazer a separação adequada dos itens, para que tenham uma destinação correta e sustentável”.
O Instituto GEA completou 20 anos em 2019, trabalhando com diversos parceiros empresariais ou industriais. “Em Osasco, no Jardim Aliança, o projeto deu nova vida a um campinho, pista de caminhada e estamos trabalhando para a formação de horta comunitária”, explicou a representante do Instituto.
A abordagem do tema teve também a função de orientar os participantes para o projeto que começa a ser desenvolvido na Câmara Municipal, com a implantação de um sistema de coleta seletiva do lixo. O diretor do EPO, Marcos Arruda; e o idealizador do projeto, vereador De Paula (PSDB), participaram da palestra.