APARELHO PARA EXAMES OFTALMOLÓGICOS NO AMEJ
O vereador Marcos Danilo de Sousa, o Markinhos (PTB), apresentou o Requerimento nº 330/21 durante a sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jandira de terça-feira, dia 22. Aprovado pelos demais parlamentares, o documento solicita que a Prefeitura providencie um aparelho chamado tonômetro para o Ambulatório Médico de Especialidades de Jandira (Amej) “Leopoldino dos Santos”.
De acordo com Markinhos, a aquisição do tonômetro é fundamental para a realização de exames de pressão intraocular, que possibilitam o diagnóstico e o acompanhamento de doenças que acometem a visão.
ATENDIMENTO NO PS DA VILA DIRCE
Apoiado em “várias e reiteradas reclamações de munícipes”, o vereador Prof. Naldo (PT) apresentou na sessão da Câmara Municipal de Carapicuíba de terça-feira, 22, o Requerimento n° 67/2021, pedindo que o prefeito Marcos Neves (PSDB) solicitando providências em relação ao Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” (Cejam), que administra o Pronto Socorro da Vila Dirce. Segundo o parlamentar, há relatos no local sobre falta de humanidade no atendimento; ausência constante de profissionais como médicos; e “demora absurda” para o atendimento dos pacientes.
Naldo também quer ter acesso ao contrato firmado entre a Prefeitura e a Cejam.
WI-FI GRATUITO EM UBS E UPA DE JANDIRA
Na sessão Ordinária da Câmara de Jandira realizada na terça-feira, 22, o Requerimento nº 320/21, de autoria do vereador Ronaldo Barion, o Ronaldo da Farmácia (PSB), foi aprovado pelo plenário. No documento, ele solicita à Prefeitura a disponibilização de sinal de wi-fi gratuito nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Jandira.
Como justificativa, Ronaldo defendeu que os usuários do sistema municipal de saúde precisam de acesso à internet para contatar familiares e solicitar serviços.
VIDEOMONITORAMENTO DA GCM EM TOTENS
Por meio da Indicação n° 1.090/2021, apresentada na terça-feira, 22, durante a sessão Ordinária da Câmara Municipal de Carapicuíba, o vereador Sheriff Paulo Costa (Pode) está sugerindo a instalação de totens de segurança da Guarda Municipal em pontos estratégicos da cidade. De acordo com sua sugestão, o equipamento teria em média quatro metros de altura e seria composto por quatro câmeras de última geração além de iluminação noturna, podendo ser acionadas por controle de voz. O monitoramento ficaria a cargo do Centro de Comunicação da Guarda Municipal.
PROGRAMA AFROEMPREENDEDOR DE CARAPICUÍBA
A Câmara Municipal de Carapicuíba aprovou, em segunda discussão, na sessão legislativa de terça-feira, 22, o Projeto de Lei (PL) n° 2.764/2021. De autoria do vereador Prof. Batata (PSC), a propositura, que pode ou não ser sancionada pelo prefeito Marcos Neves (PSDB), pretende instituir o Programa de Empreendedorismo Negro na cidade.
De acordo com o texto, alguns objetivos do chamado programa “Afroempreendedor” são: desenvolver estratégias para o fortalecimento dos empreendedores negros e afroempreendedores, promover o empreendedorismo dos povos de matriz africana e comunidades tradicionais, e desenvolver a conscientização da população quanto à igualdade racial de participação no mercado.