O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o secretário estadual da Educação, Rossieli Soares, se reuniram na segunda-feira, 12, para anunciar a expansão do Programa de Ensino Integral (PEI), que atingirá a mais 778 unidades escolares do Estado, a partir de 2022. Com a nova configuração, segundo o governo paulista, no total serão 1.855 escolas atendidas no modelo de ensino integral, beneficiando 387,3 mil novos estudantes de ensinos Fundamental e Médio, em 427 municípios paulistas. Atualmente, são 448 mil estudantes atendidos em 1.077 escolas, de 309 cidades.
“Os resultados que alcançamos ao longo de dois anos e meio nos permitem hoje fazer esse anúncio de grande importância. Isso é uma vitória da educação. Tempo integral para tudo: para o aconchego, o ensino, o estudo, a alimentação e formação de uma nova geração de brasileiros”, disse Doria.
“Esse é o governo que fez o maior aumento das escolas de tempo integral. Saltamos para 1.077 escolas em tempo integral com menos de dois anos e no meio de uma pandemia porque acreditamos nesse modelo”, afirmou Rossieli.
21 NA REGIÃO
A ampliação, de acordo com o governo estadual, é resultado da participação das 91 Diretorias de Ensino (DEs) no processo de adesão deste ano, disponibilizado entre março e junho.
Desse número de 778 novas unidades, 86 delas estão localizadas na Região Metropolitana de São Paulo; sendo 21 distribuídas em cinco municípios da região Oeste: Barueri (6 unidades), Carapicuíba (5), Itapevi (2), Jandira (2) e Osasco (6) – ver quadro.
Também segundo a administração pública estadual, o número de PEIs será quintuplicado em comparação a 2018, quando o programa estava presente em 364 unidades escolares. A partir de 2022, serão 1.855.
Dentro do Plano Nacional de Educação (PNE), a Meta 6 (Educação Integral) prevê em seu objetivo que, em 2024, no mínimo, 25% dos alunos da Educação Básica sejam atendidos em jornadas de mais de 7 horas. Com as novas PEIs, São Paulo atinge este objetivo, no âmbito de sua rede estadual, já em 2022.
Criado em 2012, o PEI potencializa a melhoria da aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, nas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural, por meio de um modelo pedagógico articulado a um modelo de gestão.
Novas PEIS da Região Oeste
(A partir de 2022)
Município Escola
Barueri Profa. Alayde Domingues Couto Macedo
Barueri Deputado Caio Prado Júnior
Barueri Estudante Henrique Fernando Gomes
Barueri Prof. José Wilson Padinha
Barueri Profa. Myrthes Therezinha Assad Villela
Barueri República do Equador
Carapicuíba Alice Maria da Silva Ferreira
Carapicuíba Gov. André Franco Montoro
Carapicuíba Profa. Didita Cardoso Alves
Carapicuíba Prof. Manoel da Conceição Santos
Carapicuíba Profa. Maria Helena Mardegan Scabello
Itapevi Prof. Air Ferreira do Nascimento
Itapevi Nacif Amin Chalupe
Jandira Luís da Câmara Cascudo
Jandira Desemb. Manoel Augusto Vieira Neto
Osasco Prof. Alcyr Oliveira Porciúncula
Osasco Cel. Antônio Paiva de Sampaio
Osasco Prof. Francisco Casabona
Osasco Prof. Orlando Geríbola
Osasco São Paulo da Cruz
Osasco Prof. Vicente Peixoto