Início Política Regional Câmaras municipais retomam sessões legislativas a partir da próxima semana

Câmaras municipais retomam sessões legislativas a partir da próxima semana

533
0
Maioria das sessões retomam trabalhos na terça-feira, dia 3 de agosto - Foto: Arquivo PZ

Encerrado o período de 30 dias de férias de meio de ano (ou férias de inverno), cumpridas durante todo o mês de julho, os vereadores das câmaras municipais de toda a região retomam sua rotina de trabalho com a realização das sessões legislativas.
Ainda impactadas pelas medidas de segurança sanitária impostas pela pandemia de Covid-19, parte dos legislativos da região promovem suas sessões de forma híbrida, com transmissão pelos canais digitais e presença reduzida de público no recinto. Outras, no entanto, como é o caso de Osasco, promovem suas sessões somente no formato remoto, com poucos vereadores comparecendo fisicamente à sessão e os demais participando das votações de forma on-line.
Em sua maioria absoluta, as sessões das câmaras municipais nas sete cidades da região Oeste acontecem às terças-feiras. Por isso, o retorno oficial em Itapevi (às 9 horas), Barueri (9h30), Jandira (14h), Osasco (15h), Santana de Parnaíba (15h) e Carapicuíba (18h) acontece na próxima terça-feira, dia 3 de agosto. Em Pirapora do Bom Jesus, as sessões são programadas para a primeira e a terceira segundas-feiras do mês, o que deve fazer com que a primeira sessão ocorra antes das demais, na segunda-feira, dia 2/8, às 12 horas. Oficialmente, Osasco é a única da região a promover duas sessões semanais: uma na terça-feira e outra na quinta-feira. Por conta da pandemia, no entanto, esse calendário não tem sido cumprido à risca para a realização das sessões, realizando-se com maior efetividade as sessões das terças-feiras.
O próximo período de férias, previsto oficialmente pelo calendário político em todo o país, marca para 15 de dezembro nova interrupção dos trabalhos legislativos. Nesse caso, no entanto, com retorno somente em 1º de fevereiro, as “férias de verão” permitirão novos 45 dias de descanso aos vereadores.