Ao assinar o Decreto nº 4.417, o prefeito de Jandira, Dr. Sato (PSDB), determinou que as escolas da cidade ficam autorizadas a receberem presencialmente os alunos a partir da segunda-feira, dia 2 de agosto. O documento foi assinado na última sexta-feira, 23 de julho, e em seu teor o prefeito garante que todas as medidas de segurança sanitária contra a Covid-19 foram adotadas, transmitindo inclusive a informação de que a vacina contra o novo coronavírus foi disponibilizada na cidade a todos os trabalhadores da rede municipal de educação.
Apesar da assinatura do Decreto, o prefeito não determina a obrigatoriedade do retorno a todos os alunos, permitindo que “será facultado aos pais e responsáveis o retorno dos alunos para as atividades presenciais nas escolas, permanecendo àqueles que ainda não se sentirem seguros, a garantia das atividades remotas”.
Para cumprir a determinação do chefe do Executivo, a Secretaria de Educação de Jandira decidiu, em um primeiro momento, que o retorno do ensino presencial será híbrido, com 50% dos alunos tendo aulas presenciais e outros 50% ainda de forma remota. Esse percentual poderá de acordo com o monitoramento e acompanhamento da retomada das aulas presenciais. A família que ainda não se sentir confortável e segura para enviar a criança deverá comunicar a gestão da escola, por escrito, se comprometendo com a frequência e entrega das atividades disponibilizadas pelo professor.
Já para as creches, as crianças serão divididas em dois grupos, que frequentarão a unidade em semanas alternadas.