Atlético Mineiro e Palmeiras, respectivamente primeiro colocado e vice-líder do Brasileirão 2021 (ver matéria na próxima página), vão se enfrentar em uma das semifinais da Copa Libertadores da América de futebol. Os dois clubes classificaram-se no meio desta semana com vitórias incontestáveis, ambas por 3×0, sobre River Plate (Argentina) e São Paulo, nos jogos de volta das quartas de final da competição da qual o Galo é o vencedor de 2013 e o Palmeiras campeão em 1999 e 2020. Uma semana antes, em Buenos Aires, os mineiros ganharam por 2×0 e o Choque-Rei, realizado no Morumbi, terminara 1×1.
A outra semifinal poderia ser entre dois brasileiros e arquirrivais cariocas, Flamengo x Fluminense. Apesar dessa possibilidade, no entanto, o Fla-Flu não vai acontecer porque o Fluminense, na noite de quinta-feira, 19, apenas empatou em 1×1 com o Barcelona, em Guayaquil (Equador), e acabou desclassificado da competição. Isso orque, no jogo anterior, na semana passada, havia também empatado em 2×2 em casa, mas como sofreu dois gols no seu reduto e fez apenas um fora, ficou alijado de seguir na contenda. Já o Flamengo, a exemplo do Atlético Mineiro e do Palmeiras, conseguiu a vaga quase sem esforços, com duas goleadas impostas ao Olímpia (Paraguai): 4×1 e 5×1.
De acordo com o calendário da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), as semifinais serão nos dias 21 e 28 de setembro.
BRAGANTINO CONHECE ADVERSÁRIO
Um mini campeonato brasileiro também quase se desenhou para movimentar as semifinais da Copa Sul-Americana na noite de quinta-feira, 19, quando Santos e Athletico entraram em campo para tentar nas partidas de volta a conquista da vaga ante Libertad (Paraguai) e LDU (Equador). O Athletico paranaense, por exemplo, fez sua parte e goleou a LDU por 4×2. Mesmo tendo perdido o primeiro confronto por 1×0, garantiu pelo saldo de gols a vaga nas semifinais.
Já o Santos não conseguiu se firmar como o terceiro clube brasileiro na semifinal. Acabou derrotado por 1×0 para o Libertad, no Paraguai, e, mesmo tendo vencido o primeiro jogo por 2×1 na Vila Belmiro, o gol sofrido em casa custou-lhe a classificação.
O Bragantino eliminou o Rosario Central com triunfos por 4×3, na Argentina, e 1×0, em Bragança Paulista e, com isso, será o próximo adversário dos paraguaios. Na outra semifinal irão se enfrentar Athletico e Peñarol do Uruguai.
Assim como a Libertadores, as semifinais da Sul-Americana estão marcadas para o final de setembro.