Em 3 fevereiro vinte novos alunos bolsistas passaram a integrar a terceira turma do Programa ReNascer, promovido pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads) e idealizado pelo Fundo Social de Solidariedade de Barueri. Neste ano, os alunos poderão optar pelos cursos de paisagismo e de botânica, de manutenção e de pequenos reparos e um curso breve de padaria artesanal.
Criado em maio de 2018, o ReNascer oferece oportunidades de cursos e de emprego a pessoas que já estiveram em situação de rua e hoje recebem abrigo na Cáritas (Casa São Francisco de Assis).
Idealizadora do Programa, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sônia Furlan, avaliou os resultados: “Desde meus 22 anos tenho a função de elaborar projetos para as pessoas que mais precisam. Para isso, nos cercamos de estudos, de técnicos, mas é o amor que está por trás de tudo isso que faz dar certo, somado à compaixão e à confiança. Poucos acreditavam no programa e eu desconheço um lugar onde ele tenha alcançado um resultado tão bom. Das turmas anteriores, temos nove pessoas indo para suas casas”.
Em cursos de auxiliar de veterinário, banho e tosa em pet shop, jardinagem, manutenção e pequenos reparos, além de portaria e recepção participaram da primeira turma do ReNascer 23 pessoas; da segunda, 26.
Além dos cursos, o programa oferece trabalho, bolsa-auxílio e vale-transporte. Lei aprovada em maio de 2019 possibilitou aos bolsistas que cumpriram os pré-requisitos aumentar a carga horária de trabalho de quatro para seis horas, com repasse proporcional do valor da bolsa.