Início Cidades Programa de incentivo à geração e transferência de renda tem aula inaugural...

Programa de incentivo à geração e transferência de renda tem aula inaugural realizada em Carapicuíba

471
0
Célia Parnes (à dir.) apresentou detalhes do programa

Na tarde de sexta-feira da semana passada, dia 10, a secretária estadual de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, esteve na cidade de Carapicuíba para acompanhar a aula inaugural do Programa Prospera Família, programa do governo paulista que visa a inclusão produtiva de chefes de famílias monoparentais, estimulando a geração de renda naquelas localizadas na faixa da vulnerabilidade social.
A aula inaugural, sob coordenação da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Carapicuíba, ocorreu em evento realizado no Ceeac/CSU, localizado no bairro Ariston. O programa é voltado às famílias monoparentais, com crianças de 0 a 6 anos, que sobrevivem mensalmente com até R$ 89,00 por pessoa e que estejam devidamente cadastradas no CadÚnico, preferencialmente atendidas por programas e serviços destinados à primeira infância.
Com duração de 10 meses, haverá cursos para aprender ou melhorar habilidades específicas (cursos técnicos), assim como ter mais conhecimento sobre gestão, vendas e como começar um negócio (empreendedorismo). As aulas de capacitação vão acontecer em média duas vezes por semana, e serão realizadas na cidade ou nas imediações por parceiros da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social. A metodologia do programa é composta por quatro principais eixos: tutoria, elaboração de um projeto de vida, capacitações (sobre geração de renda e empreendedorismo) e incentivo financeiro (transferência de renda), podendo ser de até R$ 2.000,00 para cada família, ao término do ciclo.
Segundo a Prefeitura de Carapicuíba, na cidade o programa atenderá a 750 munícipes, número destoante do divulgado pela secretaria estadual, que afirma atender a 1.380 famílias no município.
“Diante da crise humanitária em que vivemos, o governo estadual tem o compromisso de garantir autonomia e mobilidade social a essas famílias, grande parte delas lideradas por mulheres e em situação de vulnerabilidade social”, destacou a secretária Célia Parnes.
No total, 23 municípios paulistas integrarão a edição do Prospera Família 2021, que será dividida em três ciclos e está prevista para encerrar no primeiro semestre de 2022. Cerca de 12.500 famílias monoparentais devem ser beneficiadas. Neste primeiro ciclo de atividades participam 11 municípios: Biritiba-Mirim, Capão Bonito, Carapicuíba, Iguape, Itanhaém, Itararé, Juquitiba, Mongaguá, Pirapora do Bom Jesus, Registro e São Lourenço da Serra. As outras 12 cidades que ainda irão integrar o programa são: Miracatu, Francisco Morato, Embu-Guaçu, Cajamar, Guararema, Bertioga, Teodoro Sampaio, Peruíbe, Embu das Artes, Poá, Arujá e Itaquaquecetuba.