Membro da Comissão de Educação e Saúde da Câmara Municipal de Carapicuíba, o vereador Professor Ladenilson (MDB) protocolou no Legislativo as Indicações nºs 1727/201 e 1728/2021, dirigidas ao prefeito Marcos Neves (PSDB), solicitando a realização de um levantamento de casos, bem como uma ampla campanha de conscientização sobre a gravidade da doença mão-pé-boca, que estaria acometendo crianças da rede municipal de ensino da cidade.
“Nosso gabinete tomou conhecimento de alguns casos da doença e ficamos preocupados, pois essa doença é extremamente contagiosa. O poder público, através da Secretaria de Saúde, precisa acompanhar de perto esses casos. Já a Secretaria de Educação e o setor de Comunicação da Prefeitura devem orientar a população sobre as formas de contágio e os cuidados necessários”, ressaltou o parlamentar.
Conhecida como síndrome ou doença mão-pé-boca, ela é comum em crianças com até 5 anos de idade, provocando feridas na boca e erupções nas regiões das mãos, pé, boca, joelhos, genitália e nádegas. Sintomas como diarreia, náuseas, vômito e febre também são comuns. Altamente contagiosa, a doença não tem tratamento específico, pois surge e desaparece no período entre cinco e sete dias.
Início Política Regional Vereador pede investigação sobre doença contagiosa em crianças carapicuibanas