Programa de educação viária nas escolas de Jandira objetiva formação de cidadãos conscientes e respeitosos no trânsito
A Secretaria Municipal de Educação de Jandira e a Diretoria de Trânsito e Transporte iniciaram nesta semana, na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Sátiro Alves de Souza, a implementação do Programa Educação Viária é Vital, como forma de mostrar que a “mobilidade sustentável é essencial para o processo educativo das futuras gerações, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e ativos, construtores de um mundo melhor para eles e para todos”.
O Programa é uma iniciativa do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) em parceria com a Fundación Mapfre, e tem como objetivo “promover condições de um deslocamento seguro, de maneira que as crianças e adolescentes comecem, desde cedo, a adquirir hábitos que contribuirão para a formação de cidadãos mais conscientes, seguros, informados e respeitosos em relação à segurança viária e à própria vida”.
Para a implantação do programa em Jandira houve inicialmente a formalização de uma parceria assinada pelo prefeito Dr. Sato (PSDB) com o governo do Estado de São Paulo e a liberação do acesso dos professores municipais ao curso ministrado pela Mapfre, que ofereceu guias didáticos de educação em segurança viária, propostas de atividades educacionais, vídeos sobre segurança no trânsito, entre outros recursos.
PEDIDO ATENDIDO
Nesta primeira etapa do programa, um grande cenário foi construído pelos alunos com materiais recicláveis, criando elementos como ônibus e carros feitos com papelão, pista, placas e sinais de trânsito, faixa de pedestre, pontos de ônibus e prédios públicos. Vídeos, jogos, dança e música com a temática dos sinais de trânsito também foram apresentados.
Uma das atividades propostas aos alunos do 5º ano tratava de construir cartas e bilhetes com a temática do trânsito. Nessa atividade, os alunos pediram à Diretoria de Trânsito da cidade que fizesse o reforço das sinalizações viárias da redondeza da escola, que estavam apagadas, e também que fosse construída mais uma rampa de acesso na entrada da escola, em razão da condição de cadeirante de um dos alunos. De acordo com a Prefeitura, logo no dia seguinte a Secretaria de Obras, Trânsito e Transporte construiu a rampa de acesso e também reforçou a pintura das faixas de pedestres, atendendo aos pedidos dos alunos.
Segundo a Secretaria de Educação, há o planejamento de ampliar o projeto para todas as escolas do município.