Depois de ser implantada no último mês de setembro na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Gente Inocente, no Jardim Gabriela, em Jandira, a horta comunitária promoveu na semana passada sua primeira colheita, com a participação da comunidade escolar e de autoridades municipais. Estiveram prestigiando a cerimônia a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Denilda Fonseca; e a secretária de Educação da cidade, Marta Cesário Vieira.
Segundo a direção da escola, o principal objetivo da horta comunitária é proporcionar aos alunos, pais, funcionários e comunidade do entorno uma alimentação saudável e sem agrotóxicos.
A secretária municipal de Educação reforçou a importância da educação alimentar e esse tipo de ação no atendimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, presentes na Agenda 2030. Já a presidente do Fundo social falou sobre a relação do trabalho realizado com a saúde pública: “Como médica, acredito que uma das medidas preventivas mais eficazes contra qualquer doença é o cuidado com a alimentação, por isso, faço questão de prestigiar iniciativas como esta”, afirmou Denilda Fonseca.
Segundo a Prefeitura, mais de 200 pés de alface foram colhidos nessa primeira ação do gênero, cujo processo geral – entre plantação, manutenção e colheita – faz parte das atividades pedagógicas realizadas em sala de aula. Depois da cerimônia, autoridades e comunidade escolar se uniram para comer uma salada preparada com os alimentos colhidos.