Retomada do turismo conta com novo projeto para incentivar o setor em Pirapora do Bom Jesus
Através de uma plataforma virtual que oferecerá diversas alternativas de visitação, a cidade de Pirapora do Bom Jesus receberá um projeto inédito para contribuir com o turismo local. Chamado de “Viva Pirapora: Turismo de Experiências”, o projeto está sendo desenvolvido por estudantes do 5º semestre do curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo da Fatec São Roque, orientados pela professora Katherine Silva.
Os alunos desenvolverão uma plataforma virtual onde locais estratégicos da cidade serão linkados com símbolos de QR code, que conduzirão moradores e visitantes a vivenciarem experiências turísticas na cidade (daí o nome “Turismo de Experiências”), como curiosidades, aspectos históricos, culturais e naturais, contemplação da paisagem, relações sociais com os residentes, variedades gastronômicas, artísticas e também relacionadas à religiosidade, um dos aspectos marcantes de Pirapora do Bom Jesus, conhecida como “Cidade da Fé” por seu perfil turístico-religioso.
TURISMO POR LEI
A professora Katherine Silva, idealizadora do projeto, é turismóloga e especialista em administração pública e atualmente é a única mulher vereadora na cidade, pelo PSD, sendo autora da Lei 1204/2021 que criou o projeto educacional ‘Café com Turismo na Câmara’, que consiste em promover rodas de conversas sobre assuntos relacionados ao desenvolvimento do turismo e que possam orientar os poderes Executivo e Legislativo na formulação de políticas públicas e projetos que envolvam a comunidade no processo. Com isso, a Câmara Municipal de Pirapora se tornou uma das poucas no Brasil que promove por força de lei o debate sobre turismo municipal, propondo discussões parlamentares para contribuir com o desenvolvendo local. “Uma cidade só será boa para o visitante se for boa para o morador e é muito importante que os moradores participem do direcionamento da atividade turística e tenham benefícios, não somente pela geração de emprego e renda, mas pela possibilidade de vivenciar a cidade pelas suas características naturais e culturais”, ressalta Katherine.
MAIOR ENVOLVIMENTO
O novo projeto “Viva Pirapora: Turismo de Experiências” está em fase de desenvolvimento. Já foi realizado o levantamento de informações e no domingo, dia 7/11, os alunos realizaram uma pesquisa de campo na cidade, com estudos do meio, registros audiovisuais e entrevistas com diversos moradores e visitantes. Para engajar outras iniciativas locais, os alunos do projeto social Projov foram convidados a interagir com os estudantes da Fatec e visitar diversos pontos da cidade. Raianny Carvalho, assistente administrativo e pedagógico do Projov, acompanhou a visita pelo Portal dos Romeiros, Santuário Senhor do Bom Jesus e avistou-se ainda com outra atividade crescente no município: o cicloturismo.
Finalizado e aprovado na disciplina do curso, o projeto será apresentado às autoridades municipais, moradores e demais interessados.