Um processo de revitalização foi iniciado nos últimos dias no Parque Municipal Dom José, localizado na Vila Porto, em Barueri. A ação, que envolve a pintura das pistas de cooper e o plantio de 12 mil metros quadrados de grama no bosque, é realizada pelas equipes da Secretaria de Serviços Municipais (SSM) e por empresas terceirizadas.
Além do plantio de grama e da pintura nas cores azul, vermelho e concreto platinado, o espaço de lazer e esportes, que é ligado à Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), terá também outras benfeitorias. “A Prefeitura pediu aos departamentos que enviassem equipes para deixarem tudo bonitinho aqui: reparos de calçadas, do Jardim Japonês e pinturas nas quadras, gradis e deques, sempre com intenção de melhorar tudo que tem no Parque Municipal”, explicou o coordenador Vani Vanin.
A revitalização ocorre após a Sema decidir pelo corte de árvores que estavam doentes e que estão sendo substituídas por espécies nativas, como Mirindiba, Pau-Ferro, Pau-Brasil, Jatobá, Grumixama, Saguaraji, Ipê e Angico, dentre outras. No bosque foi realizado o nivelamento de solo para o plantio de grama. Com isso, o local será utilizado como espaço pet, além de se tornar um ponto mais visível para quem pensar em assistir a eventos que forem programados para acontecer no palco já existente em frente à nova e área do parque.
De acordo Vandemir Alves Andrade, subdiretor do Parque Municipal, o “objetivo da Prefeitura de Barueri é que a cidade disponha de um local com área verde cada vez mais saudável e tranquilo para que os frequentadores possam ter um espaço de contemplação”. Segundo ele, dentre os projetos de melhorias previstas, o parque terá a substituição de bambus dos lagos artificiais por outras árvores, devido à difícil manutenção.
O prazo para conclusão dos serviços é até a próxima quarta-feira, dia 15 de dezembro.