Depois de uma campanha que durou todo o segundo semestre do ano letivo do Ensino Fundamental em Barueri, 5.393 estudantes do 4º ao 9º ano de 15 unidades escolares da rede municipal de ensino escolheram o nome da mascote ambiental da cidade. A coruja, que já ilustrava as campanhas ambientais desde 2017, agora pode ser conhecida como Kira. O processo de organização para escolha contou com o trabalho de profissionais das secretarias de Educação, Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), da Fundação Instituto de Educação de Barueri (Fieb) e de Comunicação.
Num processo que definiu 10 opções de nomes para serem escolhidos, Kir acabou na frente com 626 votos, seguido de Corujita, que obteve 309 votos. As outras opções era: Caramelo, Izumi, Luna, Maia, Lola, Mia, Lili e Minerva.
O secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente, Marco Antônio de Oliveira (Bidu), deu o veredito, embasado pela escolha dos estudantes. Para o gestor, o envolvimento das novas gerações é muito importante. “A escolha do nome da nossa mascote por meio da participação dos estudantes mostra o envolvimento da rede de ensino e da Fieb no que tange ao meio ambiente, fazendo deles munícipes mais informados sobre o cuidado com a natureza”, comentou.