O Campeonato Brasileiro de futebol da Série A, o Brasileirão 2021, chegou ao fim após 38 rodadas na noite de quinta-feira da semana passada, dia 9 de dezembro, quando em dez jogos disputados simultaneamente ficaram definidos os clubes que na temporada de 2022 irão à Copa Libertadores da América sem precisar disputar repescagem, quais terão de passar por essa etapa; os credenciados à Sul-Americana e os quatro rebaixados para a Série B. O título, conquistado com duas rodadas de antecedência, ficou com o Atlético Mineiro, que mesmo perdendo no apagar das luzes para o Grêmio (4×3) em Porto Alegre (RS), chegou aos 84 pontos ganhos. É o segundo título nacional dos mineiros, depois de 50 anos, já que o primeiro foi conquistado em 1971.
Para o tricolor gaúcho conhecido por Imortal, entretanto, carimbar as faixas do Galo pouco adiantou: os gremistas amargaram a terceira queda para a Segunda Divisão na história do clube (ver quadro).
O resultado que tornou a vitória do Grêmio inútil ocorreu a poucos quilômetros da capital gaúcha, em Caxias do Sul, onde o Juventude bateu o Corinthians pela contagem mínima e escapou da degola. O Bahia, assim como o alviverde caxiense, também dependia apenas das próprias pernas para se manter na elite ao enfrentar o Fortaleza (CE). Fora de casa, o tricolor da Boa Terra até abriu o placar, mas cedeu a virada ao Leão da Pici e se juntou ao Grêmio no bloco dos quatro piores do ano, que já tinha – havia algumas rodadas – o Sport (PE) e a Chapecoense.
Em relação aos paulistas, a melhor campanha do Brasileirão 2021 foi a do Palmeiras, 3º colocado com 66 pontos ganhos.
O Corinthians, que saiu de campo com 57, teve a chance de se despedir em 4º lugar, entretanto o tropeço no estádio Alfredo Jaconi custou a perda da casa para o Fortaleza, que ficou com 58.
Com 56, o 6º lugar conquistado pelo Bragantino veio com um gol já nos acréscimos para sacramentar em Bragança Paulista o triunfo por 1×0 sobre o Internacional (RS). Dessa forma, as três equipes bandeirantes integrarão com o Atlético Mineiro, o Flamengo (RJ), o Fortaleza, mais o Athletico (PR), a lista dos credenciados à fase de grupos da Copa Libertadores da América. O alviverde do Parque Antártica garantiu sua vaga na principal competição continental como atual campeão. Já o Furacão classificou-se pela conquista da Copa Sul-Americana. Fluminense (RJ) e América (MG) encararão a repescagem, ou Pré-Libertadores, na qual terão de eliminar dois adversários cada para seguirem no torneio.
Para Santos e São Paulo o ano só não foi mais decepcionante porque ambos conseguiram, a duras penas, permanecer na Série A e, como “lucro”, carimbar uma vaga na Sul-Americana de 2022.
O “Peixe” recebeu o Cuiabá (MT) na Vila Belmiro, saiu perdendo, conseguiu empatar e com o 1×1 terminar em 10º, somando 50 pontos. Com 48, o Clube da Fé entrou em férias em 13º, derrotado por 2×0 pelo América fora de casa. Além do onze praiano e do Clube da Fé, vão para a Sul-Americana ainda o Atlético Goianiense, o Ceará (CE), o Internacional (RS) e Cuiabá.
Classificação final do Brasileirão 2021
(Após 38 rodadas)
Pos. Time PG
1° Atlético-MG 84
2° Flamengo 71
3° Palmeiras 66
4° Fortaleza 58
5° Corinthians 57
6° Bragantino 56
7° Fluminense 54
8° América-MG 53
9° Atlético-GO 53
10° Santos 50
11° Ceará 50
12° Internacional 48
13° São Paulo 48
14° Athletico 47
15° Cuiabá 47
16° Juventude 46
17° Grêmio 43
18° Bahia 43
19° Sport 38
20° Chapecoense 15
LIBERTADORES SEM ESCALAS:
Atlético MG, Flamengo, Palmeiras, Fortaleza, Corinthians, Bragantino e Athletico
PRÉ-LIBERTADORES:
Fluminense e América
SUL-AMERICANA:
Atlético GO, Ceará, Internacional, Santos, São Paulo, Cuiabá