Desde a quinta-feira da semana passada, dia 16/12, a cidade de Osasco conta com mais uma base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), vinculado à Secretaria de Saúde da Prefeitura local. A unidade funciona 24 horas por dia, sete dias na semana e está instalada na avenida dos Autonomistas, na Vila Yara, ao lado da Praça Tsu, onde antes ficava a base da GCM. Segundo a Prefeitura, a base foi adaptada e tem sala de atendimento, refeitório, banheiro e espaço para repouso dos plantonistas.
Vão trabalhar no local dois técnicos e um socorrista, escalados entre quatro plantões (dois noturnos e dois diurnos) e mais dois técnicos que atendem via Unidade Rápida de Atendimento com Motociclistas (Uram), cujo atendimento é realizado em período diurno.
A entrega da base contou com a presença do secretário de Saúde, Fernando Machado (titular), e da adjunta Suzete Franco Silva, que na ocasião representaram o prefeito Rogério Lins; além do diretor de Urgência e Emergência, César Santos, entre outros.
De acordo com a administração municipal, o Samu Osasco soma agora oito bases descentralizadas no município, com mais de 200 funcionários, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, administrativo, limpeza, técnico auxiliar de regulação médica (TARM), condutores de ambulância e coordenação. Ao todo, são seis ambulâncias básicas, duas de suporte avançado e duas motolâncias.
A sede do Samu Osasco fica na avenida Manoel Pedro Pimentel, 138, no Jardim Wilson.
A Prefeitura não divulgou, no entanto, se há estudos que justifiquem a desmontagem da base da GCM no local ou mesmo se ela foi ou será deslocada para outro local, no bairro.