Apresentada nos EUA, Chevrolet Silverado elétrica oferece autonomia de 640 km
A General Motors (GM) apresentou na semana passada, nos Estados Unidos, a primeira Silverado totalmente elétrica. Segundo a empresa, trata-se da “reinvenção da picape de maior sucesso da Chevrolet, com a robustez e força que o consumidor deste tipo de produto espera, porém com zero emissão”.
Desenvolvida para ser uma picape totalmente elétrica utilizando a plataforma Ultium da GM, a Silverado EV oferece uma combinação de capacidade, desempenho e versatilidade, junto com tecnologias avançadas que acompanharão o veículo ao longo do tempo. Dentre os destaques, a montadora cita: autonomia estimada de até 640 km com uma carga completa; mais de 670 cavalos de potência com mais de 100 kgfm de torque no modo de força máxima, que permite acelerar de 0 a 100 km/h em um tempo estimado inferior a 4,5 segundos; carregamento rápido DC (até 350kW); até 10,2 kW de potência para fornecimento externo de carga; e até 4.535 kg de capacidade de reboque com até 590 kg de carga útil.
“A Chevrolet revolucionou a Silverado diversas vezes para torná-la o sucesso que é hoje”, afirmou Steve Hill, vice-presidente da Chevrolet. “A plataforma Ultium é um fator chave para atingirmos este novo patamar com a picape, tanto para clientes que utilizarão o produto como um veículo de trabalho como para aqueles que buscam um veículo versátil para o dia dia, incluindo aqueles que estão considerando adquirir uma picape pela primeira vez”, concluiu.
No primeiro momento, a Silverado EV estará disponível em duas configurações, a RST First Edition e a WT, voltada para frotistas.
A edição RST First Edition será o principal destaque da linha, incluindo tração nas quatro rodas; suspensão a ar automática adaptativa; sistema Multi-Flex Midgate que expande a área de carga ao permitir conectar a caçamba com a cabine, com o rebatimento também dos bancos traseiros; tampa traseira Multi-Flex com mecanismo elétrico; multimídia com tela de 17 polegadas, painel digital configurável com tela de 11 polegadas e uma tela auxiliar para o motorista tipo head-up display com mais de 14 polegadas; Super Cruise, tecnologia de assistência de direção autônoma, permitindo com que os motoristas viajem nesta condição por mais de 320.000 km de estradas compatíveis nos EUA e Canadá.
Já a configuração WT (Work Truck) da Silverado EV será lançada primeiro para frotistas e oferecerá capacidade para atender às necessidades de empresas que focam em sustentabilidade também em suas operações logísticas. Esse modelo oferecerá quase 520 cv de potência e 60 kgfm de torque, além de mais de capacidade de reboque superior a 3.600 kg e 544 kg de capacidade de carga.
PROPULSÃO PLATAFORMA ULTIUM
A Silverado EV conta com todo potencial da Plataforma Ultium, que é a base da estratégia da nova geração de veículos elétricos da GM e o impulsionador da visão da empresa para um futuro com zero emissão.
“A plataforma Ultium permitiu com que nossas equipes de design e engenharia tivessem a liberdade de criar uma picape completamente nova com desempenho e capacidade impressionantes”, afirma Nichole Kraatz, engenheiro-chefe da Silverado EV. “O resultado é realmente impressionante e mostra a criatividade e a capacidade de inovação do nosso time, que fizeram um produto com agilidade e de escala”, conclui.
A Silverado EV será oferecida exclusivamente com cabine dupla, com um balanço dianteiro mais curto que dá ao veículo uma postura mais agressiva, mais espaço e melhor visibilidade. Isto também permitiu que a segunda fila de assentos pudesse ser deslocada para trás, o que significa mais conforto para os passageiros, independentemente de onde se sentem.
O modelo deve chegar ao mercado norte-americano em 2023 e será produzido na Factory Zero da GM, Detroit-Hamtramck Assembly Center, uma instalação de quase 40 anos adaptada e refeita com um investimento de US$ 2,2 bilhões dedicado à produção de EV nos Estados Unidos.
A empresa não divulgou intenção de ampliação dos mercados para o novo modelo, como a América Latina ou o Brasil, por exemplo.