Início Geral PZ Suspensão termina e rodízio de veículos será retomado na segunda-feira na Capital...

Suspensão termina e rodízio de veículos será retomado na segunda-feira na Capital paulista

954
0
A restrição vale de acordo com o dia da semana e final da placa do veículo - Foto: Agência Brasil/Arquivo

Suspenso desde o dia 20 de dezembro de 2021, o rodízio municipal de veículos na cidade de São Paulo continuará permitindo a livre circulação de veículos na Capital apenas até esta sexta-feira, 14 de janeiro. A decisão de suspensão por parte da Prefeitura de São Paulo ocorreu em virtude dos festejos de final de ano e também das férias escolares, mas a restrição de circulação continua valendo para veículos pesados, dentro da Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e à Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF).
Assim, a partir de segunda-feira, 17, a restrição também retornará aos veículos de passeio (de menor porte), que ficarão impedidos de circular no chamado Minianel Viário (ou Centro Expandido), nos horários de pico da manhã (das 7 às 10 horas) e da tarde (das 17 às 20 horas), de segunda a sexta-feira, de acordo com o final da placa de cada veículo. Às segundas-feiras não podem circular veículos com os finais de placa 1 e 2; terças-feiras, com final 3 e 4; quartas-feiras, o rodízio vale para as placas de final 5 e 6; quinta-feira, finais 7 e 8; e sexta-feira não circulam os veículos placas de final 9 e 0.
As vias que delimitam o chamado Minianel Viário é formado pelas marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D´Escragnole Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.
A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito da Prefeitura de São Paulo lembra que “Transitar em locais e horários não permitidos pela regulamentação prevista no Código de Trânsito Brasileiro implica infração de trânsito de nível médio, resultando em multa no valor de R$ 130,16 e acréscimo de 4 pontos no prontuário do motorista”.