A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou nesta quarta-feira, 11, o coronavírus como uma pandemia. A medida é um reconhecimento de que a estratégia de conter a proliferação da doença pelos países do mundo já não é suficiente, o que significa que uma transmissão recorrente está ocorrendo em diferentes partes do mundo e de forma simultânea.
Desde 31 de dezembro, quando a China informou à OMS que um vírus até então desconhecido estava se espalhando pelo país, ele já chegou a 114 países. Segundo o último boletim da organização, foram registrados mais de 118 mil casos e 4.291 mortes.
No Brasil, diversas ações têm sido anunciadas quase que diariamente pelas autoridades sanitárias, principalmente pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, para combater a proliferação do vírus. Até a manhã desta quarta-feira, o país contabilizava 69 casos confirmados do novo coronavírus.
Números atualizados e detalhes das ações do Ministério da Saúde serão publicados na edição de sexta-feira do jornal Página Zero.