As principais decisões e medidas adotadas contra o coronavírus
Os governos federal, estadual e municipais têm adotado desde a semana passada uma série de medidas para combater a disseminação do coronavírus (Covid19). Cada um desses entes federativos tenta fazer com que tais informações cheguem mais rapidamente aos cidadãos, que, por sua vez, também têm recebido as notícias de forma avolumada. O jornal Página Zero, no texto abaixo, publica cada um dos principais comunicados oficiais que chegaram à Redação, a fim de que o leitor tenha, num único arquivo, o que de mais importante foi divulgado até agora. Os textos estão na íntegra, como recebidos no jornal, com a identificação (ao final) de seus autores. – Texto atualizado às 18h05 do dia 16/3/20.
PREFEITURA DE JANDIRA – COMUNICADO OFICIAL – CORONAVÍRUS
A Prefeitura de Jandira informa que as aulas da rede municipal de ensino estarão suspensas temporariamente a partir da próxima quinta-feira (19) para evitar a proliferação do coronavírus. Esta medida é importante para que as crianças e funcionários não sejam afetados pela doença. Importante que os pais se programem e evitem deixar as crianças com as pessoas idosas, os mais atingidos pelo coronavírus.
Na Secretaria de Educação, as atividades do CRJ, Cursinho Popular e UAB estão suspensas temporariamente, assim como as aulas oferecidas pela secretaria de cultura (teclado, violão e desenho), atividades do CPCI (Centro Público de Convivência do Idoso) e da Diretoria de Esportes.Os eventos já agendados, Paixão de Cristo e de 1º de maio, foram suspensos a fim de evitar aglomerações.
A Área de Lazer do Trabalhador, a Cidade de Criança e o Parque Ecológico estarão fechados a partir desta semana.A suspensão temporária se entende a serviços da Secretaria de Desenvolvimento Social, como atendimento ao Bolsa Família, visita domiciliar, atendimento com psicólogo e assistente social e todos os cursos disponibilizados na secretaria e nos Cras e Creas.
O momento é de prevenção e cautela, tornando os hábitos de higiene uma grande barreira para qualquer tipo de vírus.
Comunicado do Depto. de Comunicação da Prefeitura de Jandira (16/03/2020)
AULAS DA REDE ESTADUAL DE SP COMEÇAM A SER SUSPENSAS A PARTIR DESTA SEGUNDA-FEIRA
A partir desta segunda-feira (16) as escolas da rede estadual de São Paulo começam a ser suspensas gradualmente. Até sexta-feira (20) as unidades estarão abertas para que os responsáveis pelos estudantes se organizem para mantê-los em casa.
A partir do dia 23 de março, as escolas estarão fechadas por tempo indeterminado. A medida visa diminuir o risco de contaminação do novo coronavírus.
Nesta segunda pela manhã, o secretário estadual da Educação Rossieli Soares apresentou uma videoconferência direcionada aos dirigentes regionais, prefeitos, secretários municipais de educação, supervisores e diretores de escola.
Também participaram o secretário estadual da Saúde, José Henrique German; a presidente da Undime-SP Márcia Bernardes; secretário da Educação do município de São Paulo Bruno Caetano; e o presidente do Conselho Estadual da Educação Hubert Alqueres.
Rossieli tirou dúvidas e reforçou a importância do distanciamento social neste momento e a necessidade de proteger os idosos.
A partir desta terça-feira (17), todos os trabalhadores da Seduc com mais de 60 anos farão home office.
“Ao restringir o contato social tentamos evitar o aumento exponencial dos casos. Estudos apontam que a cada três dias o número de casos poder dobrar. Sem esse tipo de medida [de suspender as aulas], podemos vai chegar a um colapso.”
O secretário lembrou ainda que em muitos casos, crianças e jovens não apresentam sintomas, mas podem ser transmissores do vírus, pondo em risco as próprias famílias e os servidores da escola.
Rossieli ressaltou que a Seduc fará comunicações frequentes com toda a comunidade escolar por diversos canais, e pediu atenção às fake news.
“Procure informações em sites oficiais do Governo, se houver dúvidas nos enviem. Vamos evitar as fakes news, que não colaboram em nada, o que nos ajuda é o senso de colaboração. Esse vírus começou com uma pessoa e se espalhou. Para combatê-lo, a solução é trabalhar junto”, reforça o secretário.
Suspensão das aulas
Durante esta semana os alunos ausentes não receberão faltas e não haverá aplicação de conteúdo pedagógico.
O Conselho Estadual da Educação se reúne nesta quarta-feira (18) para discutir como as escolas poderão manter atividades pedagógicas mesmo a distância e dessa forma garantir os dias letivos previstos pela legislação.
“Estamos em um processo de construção, nós temos um inimigo em comum. Como se defender? Com muita união e solidariedade e acolhimento. As medidas estão sendo tomadas”, afirmou presidente do Conselho Estadual da Educação Hubert Alqueres.
A Seduc também estuda parcerias com empresas de tecnologia para disponibilizar conteúdos por meio de EAD (ensino a distância). Além disso, a pasta analisa a questão do fornecimento de merenda para os estudantes mais vulneráveis.
As aulas na rede municipal de São Paulo também serão fechadas gradualmente assim como no estado. O secretário municipal de Educação Bruno Caetano lembrou que até a última sexta-feira as pessoas que não tinham viajado para o exterior e também não tinha tido contato com pessoas diagnosticadas pelo coronavírus, sentiam-se protegidas. Mas agora a doença mudou de patamar.
“Por isso houve mudanças nas medidas anunciadas, para que a gente possa preservar as nossas crianças e nossas famílias. A pessoa que mora em um bairro distante da cidade de São Paulo precisa entender que existe o risco da contaminação doméstica. É preciso tomar cuidado com isso”, explica Bruno Caetano.
Rede particular e municípios
A orientação é para que a rede particular, assim como os demais municípios do estado, também acompanhem a medida.
A presidente da Undime-SP, Marcia Bernardes, afirmou a importância de os municípios pequenos, do interior do estado, aderirem à suspensão como prevenção ao novo coronavírus.
“Conversem com seus prefeitos e ouçam a orientações da Undime, passadas em conjunto com a Secretaria da Educação. A suspensão das aulas não significa isolamento e sim, distanciamento social. Se a gente conseguir fazer isso de forma coletiva, no estado todo, temos mais chances de retomar a rotina das aulas o quanto antes”, diz Marcia.
No caso da educação infantil, que fica a cargo dos municípios, o secretário Rossieli Soares lembrou que há ainda a dificuldade de conscientizar crianças muito pequenas a não colocarem as mãos na boca ou ainda tossirem cobrindo a boca.
Saúde
Na videoconferência o secretário estadual da Saúde José Henrique German reforçou que 80% das pessoas infectadas pelo covid-19 terão sintomas leves.
“As pessoas que apresentam sintomas não precisam procurar serviço de saúde, só se eles se agravarem. E a entrada é sempre pela UBS”, explica German.
Desde sexta-feira, a transmissão do vírus passou a ser comunitária, ou seja, não ocorre mais somente entre pessoas que fizeram viagens internacionais.
Como a transmissão ocorre por meio de gotículas, por via respiratória, todo cuidado é importante. Helena Sato, diretora técnica da secretária de Saúde, lembra que neste período é necessário evitar até mesmo beijos, abraços e apertos de mãos. “Nós brasileiros somos muito efusivos, vamos ter de mudar o comportamento por um período.”
Comunicado da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo – Assessoria de Comunicação e Imprensa (16/03/2020)
CORONAVÍRUS: CÂMARA DE ITAPEVI SUSPENDE ATIVIDADES ABERTAS AO PÚBLICO
Como medida de prevenção à transmissão do coronavírus (Covid-19), apenas serão autorizados a entrar na Câmara Municipal de Itapevi vereadores, colaboradores, representantes de órgãos públicos, fornecedores e alunos de cursos regulares da Escola do Parlamento Dr. Osmar de Souza. A determinação consta na Portaria 69/2020, publicada nesta segunda-feira (16).
O ato também suspende o programa de visitação, oficinas e palestras da Escola do Parlamento, as sessões solenes e especiais e os eventos solicitados por representes da sociedade.
As sessões Ordinárias serão mantidas as terças-feiras, mas sem a presença de público, que poderá acompanhar tudo ao vivo pela TV Câmara: https://www.camaraitapevi.sp.gov.br/tv-camara/. As reuniões das comissões permanentes também ocorrerão, mas sem a presença de público.
Os servidores com mais de 60 anos ou que sejam cuidadores de pessoas com mais de 70 anos estão autorizados a trabalhar em regime ‘home office’. Em caso de servidor diagnosticado com Covid-19, o mesmo deverá ficar afastado por 14 dias, e só retornar ao serviço após liberação médica.
A Câmara monitorará as ações dos Governos municipal, estadual e federal, o que pode ocasionar em novas medidas para garantir a saúde de todos. E para garantir o atendimento ao cidadão, a Ouvidoria Legislativa manterá os seus canais eletrônicos disponíveis de segunda a sexta-feira: telefone (11) 4773-5000, ramal 205 e e-mail: [email protected] .
Comunicado da Câmara Municipal de Itapevi (16/03/2020)
NOTA OFICIAL: OSASCO ADOTA MEDIDAS CONTRA COVID-19
O prefeito de Osasco, Rogério Lins, anunciou novas medidas protocolares em relação ao COVID-19. As informações constam no Decreto nº 12.391, de 16 de março de 2020, publicado na Imprensa Oficial do Município de Osasco (IOMO), edição nº 1815, nesta segunda-feira, 16.
Atualmente existem 30 casos suspeitos notificados. Destes, somente 6 (seis) tem critérios (sinais e sintomas e mais histórico de viagem ou contato com suspeito). Até o momento já foram descartados 12 casos por critério laboratorial.
É importante ressaltar que a cidade não possui nenhum caso confirmado de coronavírus.
De acordo com o Decreto, ficam suspensos em âmbito municipal:
– todo e qualquer evento público, incluída a programação de equipamentos culturais, esportivos e dos parques municipais.
– as aulas serão suspensas gradativamente na rede municipal de ensino e também na Fundação Instituto Tecnológico de Osasco (FITO), entre os dias 16 e 20/3, exceto as aulas do EJA (Ensino de Jovens e Adultos), que serão suspensas já na segunda-feira, 16/3.
– a partir do dia 23/3, às aulas em todas escolas municipais, que inclui Creches, EMEIs e EMEFs e FITO estarão suspensas. Para as escolas particulares do município, a orientação é que adotem as medidas.
– outra medida adotada é com relação a alimentação das crianças e adolescentes das unidades escolares, que serão mantidas, mediante avaliação da Secretaria de Educação.
– atividades esportivas e atividades para a terceira idade, estarão suspensas a partir de segunda-feira, 16/3.
– jogos já agendados nos ginásios e estádios municipais acontecerão de portas fechadas, para não prejudicar o calendário das competições já em andamento.
– as férias dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Osasco estão suspensas até 15/5.
Sobre os atendimentos na rede de saúde municipal:
– Os atendimentos a casos suspeitos são realizados nas UPAs Centro, Vila Menck e Jardim Conceição, com reserva de leitos de enfermaria e UTI com isolamento.
– toda a rede de atenção primária está orientada a fazer o devido acolhimento de pacientes em casos suspeitos, oferecendo a eles a orientação adequada dependendo de cada caso em específico.
– o presente decreto recomenda que o setor privado no âmbito do município adote medidas similares com o intuito de evitar a propagação do COVID-19.
De acordo com o prefeito Rogério Lins, a administração pública está trabalhando incessantemente para a contenção da disseminação do COVID-19 na cidade.
“São medidas cautelares e preventivas. E tudo aquilo que for necessário e recomendado, a cidade de Osasco adotará”, explicou o prefeito.
PREVENÇÃO
O COVID-19 é transmitido por espirro, tosse e gotículas de saliva. Os sintomas mais comuns são tosse, febre e dificuldade para respirar.
A prevenção contra o coronavírus é responsabilidade de todos. Seguem algumas recomendações de prevenção importantes:
– lave as mãos constantemente, com água e sabão ou álcool gel. Lave os dedos, o espaço entre eles, o dorso das mãos, as unhas e o pulso.
– mantenha dois metros de distância de qualquer pessoa tossindo ou espirrando e evite locais de aglomeração.
– evite tocar os olhos, nariz e boca, sem lavar as mãos antes.
– ao tossir e espirrar cubra a boca e o nariz com o antebraço (não com as mãos) ou com lenço descartável.
– evite compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.
– mantenha os ambientes bem ventilados.
Comunicado da Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Osasco (16/03/2020)
NOVAS MEDIDAS CONTRA O AVANÇO DO CORONAVÍRUS EM ITAPEVI
A Prefeitura de Itapevi criou na quinta-feira passada o Comitê de Monitoramento e Orientação de Medidas contra o coronavírus. Na sexta-feira foram publicadas as primeiras medidas e hoje, segunda-feira, 16, uma nova série de ações mais efetivas foram tomadas.
A que impactará o maior número de moradores é com relação à suspensão das aulas já na quarta-feira, 18 de março. Haverá aula normal apenas nesta segunda e terça-feira. O restaurante Bom Prato também fechará a partir da quarta-feira.
Todos os eventos culturais, esportivas e institucionais programados para março estão cancelados deste a sexta-feira, 13, e as aulas oferecidas pelas secretarias de cultura e esportes serão suspensas a partir de quarta-feira.
A Prefeitura também abriu crédito especial de R$ 1 milhão para ser utilizado pela saúde nos primeiros dias de combate ao coronavírus, suspendeu férias e licenças de todos servidores da saúde. Dez médicos estão sendo contratados em regime de urgência e conseguiu com Governo Federal mais cinco que serão encaminhados à cidade nos próximos dias.
Além disso, orienta as igrejas, os restaurantes e as praças de alimentações para que suspendam as atividades a partir da próxima sexta-feira, 20 de março.
“Precisamos tomar decisões enérgicas agora para evitar a propagação. A China sofreu muito com o vírus por que demorou pelo menos três semanas para iniciar as decisões que estamos tomando agora. O quanto antes agirmos, menos será o número de moradores infectados”, destacou o prefeito Igor Soares.
Itapevi terá Centro de Combate ao Coronavírus funcionando na quarta-feira
A partir de quarta-feira, 18, estará funcionando em Itapevi o Centro de Combate ao Coronavírus, na rua José Michelotti, 97, Vila Nova Itapevi. Espaço para atendimento exclusivo de moradores da cidade que apresentem sintomas da doença.
Objetivo é evitar que infectados aguardem atendimento nas demais unidades de saúde, correndo o risco de propagar ainda mais o vírus.
O Centro começou a ser adaptado no sábado, 14 de março, e funcionará 24 horas por dia, com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem treinados para atendimento a sintomáticos do coronavírus.
“Um dos locais com maior probabilidade de contrair o vírus é na unidade de saúde, enquanto o paciente aguarda ser atendido. Diante disso, estamos criando um centro específico, para dar agilidade ao atendimento, evitar o contato das pessoas infectadas com outras não infectadas e minimizar o avanço da doença no município”, explicou o prefeito Igor Soares.
Comunicado do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapevi (16/03/2020)
GOVERNO DE SP ANUNCIA SUSPENSÃO DE AULAS E EVENTOS COM MAIS DE 500 PESSOAS
O Governador João Doria confirmou, nesta sexta-feira (13), que São Paulo vai intensificar as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus. Em acordo com o Ministério da Saúde, ficou definido que haverá interrupção gradual das aulas na rede estadual de ensino a partir de segunda-feira (16), o adiamento de eventos públicos ou privados que reúnam 500 ou mais pessoas e a suspensão por 60 dias das férias de funcionários da rede estadual da Saúde.
“As decisões não são fruto de intuição ou decisões políticas. São decisões amparadas em fatos e informações de ordem técnica e se dão em virtude de circunstâncias, números e evidências”, afirmou Doria. “Desde o início desta crise do coronavírus, nós temos dito que a avaliação seria feita diariamente e, até quando necessário, a cada hora, dadas as circunstâncias”, acrescentou.
O reforço nas ações foi determinado após reunião entre Doria, o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o Secretário de Estado de Saúde, José Henrique Germann Ferreira, e o Coordenador do Centro de Contingência do coronavírus em São Paulo, o médico infectologista David Uip.
A interrupção das aulas e restrição de eventos com público visa reduzir a circulação de pessoas, uma vez que os serviços de saúde confirmaram a transmissão local do covid-9 em São Paulo. A contaminação já ocorre entre pessoas que residem no Estado e não viajaram para países onde a contaminação ocorria anteriormente.
A rede estadual de ensino reúne 5,1 mil escolas e atende 3,5 milhões de alunos. As aulas serão interrompidas gradualmente a partir do dia 16 até o próximo dia 23, quando a paralisação será total nas unidades de ensino. O Governo de São Paulo recomenda que a medida também seja adotada por todas as escolas particulares do Estado.
Na semana que vem, as escolas permanecerão abertas para receber as famílias dos alunos e oferecer orientações. Uma delas é evitar que crianças e jovens permaneçam em casa sob a tutela dos avós ou parentes com mais de 55 anos. Os idosos formam o grupo mais vulnerável aos sintomas respiratórios graves provocados pelo covid-9.
“As aulas não serão suspensas de forma repentina. As famílias precisam se organizar. Faremos esta comunicação durante toda a semana que vem. A suspensão das aulas é uma forma responsável de prevenção ao coronavírus”, declarou Rossieli. Entre os dias 16 e 20, os alunos que já tenham condições de permanecer em casa com responsáveis com idade inferior a 55 anos não necessitam ir às escolas.
Durante a interrupção, a Secretaria da Educação buscará opções para que todos os alunos participem de aulas ou atividades educacionais pela internet. A retomada do ano letivo só será definida conforme o avanço do coronavírus for contido no Estado de São Paulo.
Já a partir de sábado (14), os eventos promovidos pelo Estado que poderiam reunir aglomerações com mais de 500 pessoas estão suspensos por tempo indeterminado. A mesma restrição deve ser seguida em eventos particulares de qualquer natureza – cultural, esportiva, religiosa etc.
“Nossa posição é clara. A recomendação é que nenhum evento com mais de 500 pessoas seja realizado. Qualquer evento e de qualquer natureza. Até 500 pessoas não há restrições, acima há”, afirmou o Governador.
Governo Federal
O Ministro da Saúde confirmou a liberação de R$ 94 milhões para São Paulo investir em ações previstas no plano estadual de contingência. Mandetta também disse que a União reservou R$ 1 bilhão para custear a ampliação de horários de atendimento em unidades de saúde de todo o Brasil.
“Cada solicitação de abertura de leito será atendida imediatamente para habilitação do Ministério da Saúde. Queremos que as UBS estejam mais tempo abertas, mas cabe ao município a melhor organização para esta ampliação”, explicou Mandetta.
Comunicado da Secretaria Especial de Comunicação do governo do Estado de São Paulo (13/03/2020)
PREFEITURA DE CARAPICUÍBA DEFINE PROTOCOLOS DE ENFRENTAMENTO AO CORONAVÍRUS
Na quinta-feira, dia 12, o prefeito Marcos Neves se reuniu com o secretário de saúde, Diogo Fernandes e técnicos da área para tratar sobre os protocolos de enfrentamento ao coronavírus no município. É importante ressaltar que Carapicuíba não registrou nenhum caso da doença e nem suspeitos até o momento.
A Prefeitura destaca que segue todos os protocolos e orientações do Ministério da Saúde. Os pacientes que chegarem até as unidades de saúde com sintomas da doença, histórico de viagem internacional ou contato com pessoas que viajaram, receberão máscara de proteção e serão encaminhados para local reservado.
Outro ponto a ressaltar é que os profissionais de saúde do município, principalmente da área da enfermagem, estão preparados para atender os possíveis casos de coronavírus e realizar os testes e exames necessários.
Carapicuíba também está preparada com espaço adequado caso haja necessidade de isolamento até a transferência para hospital estadual. Vale a pena ressaltar que o governador João Doria anunciou o aumento de mais de mil leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em todo o Estado de São Paulo.
A Prefeitura de Carapicuíba anuncia que o momento é de prudência e não de pânico. É importante que todos divulguem informações sobre os procedimentos básicos, como por exemplo, lavar sempre as mãos, não compartilhar objetos de uso pessoal (copo, toalha, talheres), evitar tocar em olhos, nariz e boca, com as mãos não higienizadas, ao tossir ou espirrar, utilizar o braço ou lenços descartáveis.
Por fim, a Prefeitura esclarece que informações atualizadas sobre as prestações de serviços serão divulgadas nos canais oficiais, sempre que necessário. Assim como o Governo do Estado anunciou na quinta-feira, dia 12, não há orientação para cancelamento da prestação de serviços até o momento.
Comunicado do Depto. De Comunicação da Prefeitura de Carapicuíba (13/3/2020)