Início Paredão 300 PICARETAS

300 PICARETAS

5500
0
Lula
Lindoso
Doria
França
Lins
Silas
Elizângela
Barufi

300 PICARETAS

Quem tem um pouquinho mais de 30 anos de idade certamente foi embalado em algum momento por aquela canção política dos Paralamas do Sucesso que, para criticar o Congresso Nacional, que usava uma frase em alusão ao então ex-deputado federal Luiz Inácio da Silva.
A música, de 1995, usava o refrão: “Luiz Inácio falou, Luiz Inácio avisou…”, e continuava afirmando que parte da classe política da época consistia em “300 picaretas com anel de doutor”.

APENAS 24 ANOS

Você se lembra? Depois disso, o Luiz Inácio – já mundialmente conhecido como Lula – virou presidente da República, se relacionou com os 300 e mais uns tantos “com anel de doutor”; “virou” a história deste país; mandou; desmandou; soube de tudo e – às vezes – não sabia de nada; foi para a cadeia e hoje, com a história ainda por encaminhar, é tratado por muitos como a “salvação” do país”.
E olha que, de 1995 para cá, são apenas 24 anos, hein!

AMEAÇAS

Mas não é este o conteúdo que se pretende neste espaço e, sim, singelamente, apenas lembrar a frase dos Paralamas, trazendo-a para uma situação recente da política osasquense.
Quem não se lembra, por exemplo, das ameaças do atual vereador Dr. Lindoso que, filiado ao PSDB, dizia fazer uma “reviravolta” na legenda, inclusive com a punição aos “colegas” de partido?

LADOS OPOSTOS

Se não se lembra, aí vai: na eleição de 2018, ao apoiar para o cargo de governador de São Paulo o candidato de seu partido, João Doria, o vereador Lindoso viu tucanos osasquenses ao lado da candidatura do oponente Márcio França (PSB).

EXECRADO

De lá para cá, ao afirmar que os “traidores” do partido pagariam por sua atitude, Lindoso passou a ser execrado dentro da legenda. Soma-se a isso sua insistência em afirmar ser candidato a prefeito de Osasco na eleição de 2020, contrariando a todos e a tudo dentro do ninho tucano osasquense.

GRITANDO SOZINHO

Ou seja: nesse curto espaço de tempo, Lindoso virou opositor ao prefeito Rogério Lins (Pode); passou a gritar praticamente sozinho na Câmara Municipal; recebe o desdém dos integrantes do PSDB; e, por tudo isso, sempre teve o nome citado como alguém que devesse deixar a legenda para cuidar de seu futuro político.

SABE QUEM?

Pois é! Mas a história tem lá suas viradas: na semana passada, a direção estadual do PSDB determinou uma intervenção no diretório municipal de Osasco, destituindo do cargo de presidente o ex-prefeito Silas Bortolosso e colocando em seu lugar, sabe quem? Doutor Lindoso, é claro!

O MOTIVO

E sabe o motivo para tal intervenção? Uma filiada ingressou com uma representação na direção tucana, argumentando justamente sobre aquela “traição” de 2018.
Um documento registrado na Justiça Eleitoral determina, inclusive, que a presidência de Lindoso deva ser exercida de 12/12/2019 até 6 de junho de 2020.

POSSÍVEIS PUNIÇÕES

É ou não é uma grande força para o moço preparar o espaço para ser candidato do partido, sem o “puxa-tapete” de seus companheiros? Sem precisar deixar a legenda?
E olha que, por enquanto, veio apenas a intervenção…possíveis punições ainda poderão surgir por aí…

ELE AVISOU

Por tudo isso, não cai muitíssimo bem a frase dos Paralamas do Sucesso?
Afinal de contas, “doutor Lindoso falou, doutor Lindoso avisou…”.

VAI RECORRER

Ah…o agora ex-presidente do ninho do tucanato osasquense, Silas Bortolosso, tem declarado que irá recorrer dessa decisão, indo até a direção nacional do PSDB ou mesmo à Justiça Eleitoral.

FORA DO CARGO

Mesmo em época de festejos de final de ano, a classe política não dá um tempo, não!
Na semana passada, outra movimentação de destaque aconteceu em Jandira, com a saída de Elizângela Oliveira do posto de secretária da Saúde da Prefeitura.

SAÍDA ‘CORDIAL’

Uma simples mudança de cargo? Talvez, não! Afinal, ela havia assumido a Secretaria há apenas quatro meses…
Ao se despedir, Elizângela publicou nota informando que deixou o cargo por iniciativa própria e que, para tanto, teve diálogo “cordial” com o prefeito Paulo Barufi (PTB).

EM CHOQUE

As correntes políticas da cidade, no entanto, tentam demonstrar outra coisa: que Elizângela, mesmo há pouco tempo como titular da pasta, articulava-se para assumir posição de destaque como presidente do PSD da cidade e que, talvez por isso, houvesse o choque com o prefeito.

SABE DE ALGO

E por que “choque”, se Paulo Barufi é candidato à reeleição e, em tese, deverá reunir e aglutinar todas as forças políticas em torno de seu nome?
Ora, certamente o prefeito possui alguma informação de que o PSD não estará ao seu lado em 2020 e, aí sim, resolveu-se pela saída da moça.
A não ser que o cenário se modifique nos próximos meses…aí, quem sabe, as composições e conchavos comecem a dar reviravoltas, certo?

MAIS UM ANO…

Pois é! Já que falamos há pouco sobre música, vamos lembrar outra um pouco mais “antiguinha”, também para recordar uma frase que dizia: “mais um ano se passou…”.
A canção de Cassiano data de 1975 e, romântica, logo na frase seguinte já dizia: “e nem sequer ouvi falar seu nome…”

FALAR TAIS NOMES

Vamos trazer para o tempo atual? Mais um ano se passou, sim; mas ouvimos falar muitos nomes que não deveriam ser pronunciados, como intolerância, desigualdade, violência, preconceito, desrespeito, impunidade, feminicídio, desemprego, desalento e tantas outras.
Quem sabe não cheguemos ao final do próximo ano e justifiquemos a frase? “Mais um ano se passou / E nem sequer ouvi falar tais nomes…”.

DEPENDE DE NÓS

Quem sabe não possamos ouvir palavras como amor, respeito, igualdade, paz, saúde, amizade, fraternidade, voluntariado, trabalho, família e muitas derivadas disso tudo?
É claro que dá! Só depende de nós, como também o disse, em outra bela canção, Ivan Lins!
Se os festejos de final de ano servem como momento de reflexão para tudo isso, então reflita! Veja o que é melhor para você e para os seus!

NOVOS SENTIDOS

Dê ao ano que entra – e também aos próximos – novos sentidos, novas palavras, novos gestos.
Que o Natal, primeiro a chegar no calendário, faça-o lembrar dos ensinamentos Daquele que só nos transmitiu essas “boas novas” há mais de 2 mil anos.
Certamente, com pureza no coração, poderemos finalmente fazer deste um mundo melhor.
Feliz Natal e um excelente 2020 para todos!