Início Cidades Gregorio cria linhas municipais gratuitas de ônibus em Pirapora

Gregorio cria linhas municipais gratuitas de ônibus em Pirapora

950
0

Transporte coletivo gratuito passa a vigorar a partir do próximo mês em Pirapora do Bom Jesus

Sem o atendimento do transporte coletivo de ônibus municipais, os moradores de Pirapora do Bom Jesus têm à disposição somente os serviços intermunicipais prestados por concessionárias ligadas à Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos do Estado de São Paulo (EMTU).Com o propósito de mudar essa realidade de um modo a “fazer a diferença”, o prefeito Gregorio Maglio (MDB) idealizou e está implantando na cidade um serviço de transporte de ônibus a ser oferecido pela municipalidade e que transportará os moradores por diversos bairros.
Lançado oficialmente na quinta-feira, 19, o “Expresso Social Piraporano” terá ainda outra característica alardeada pelo prefeito como o “maior programa social da história de Pirapora”: para se valer das linhas municipais, o usuário não precisará pagar passagem. O serviço é gratuito.
Resultado de uma Parceria Público-Privada (PPP), o “Expresso Social Piraporano” estará à disposição da população a partir de 2 de janeiro de 2020. Inicialmente operando com dois ônibus, estará à disposição da população de segunda-feira a sábado, das 6 às 19 horas. De acordo com a Lei Municipal 21/2019, sancionada por Gregorio, a linha atenderá vários bairros da cidade, passando pelo Parque Payol, Itaguara Parque, Green Hills, Jardim Bandeirantes, Centro, Jardim Bom Jesus, Vila Nova, Icavetá, Gaivota e Morro Branco, incluindo ainda o Parque Industrial e as proximidades de empresas com sede no município. O objetivo da medida é garantir que os piraporanos tenham mais facilidade em ocupar as vagas de emprego oferecidas na cidade e que, aqueles que já estejam empregados, possam reduzir os custos com transporte. O governo municipal também acredita que, ao oferecer transporte gratuito dentro da cidade, possa fomentar o comércio local.

SEM RESTRIÇÃO

O lançamento do programa aconteceu na sede da Casa da Cultura, onde Gregorio salientou: “Ao economizar com a passagem de ônibus, vai sobrar um dinheirinho para a dona de casa comprar mais no comércio perto de casa e, ao mesmo tempo, o transporte gratuito permitirá acesso ao mercado ou loja em um bairro mais distante”.
Por meio do transporte público gratuito a Prefeitura também pretende beneficiar quem participa de projetos sociais que a municipalidade oferece, como as oficinas culturais, a escolinha de esportes e o Centro de Convivência do Idoso (CCI), dentre outros, além dos usuários da rede pública de saúde.
“Nossa intenção é beneficiar toda a população de Pirapora, porque o transporte gratuito é para todos, sem restrição. O ‘Expresso Social Piraporano’ vai atender do mais jovem ao mais velho, sem distinção”, explicou Gregorio.
De acordo com a Prefeitura, os ônibus que serão utilizados nas linhas municipais possuem todos os equipamentos de segurança e itens de acessibilidade para atender passageiros com deficiência. Os veículos foram cedidos à Prefeitura pela iniciativa privada. A administração pública deverá, ainda, lançar um aplicativo para que os moradores possam acompanhar os horários dos coletivos e a localização dos ônibus, com o propósito de diminuir o tempo de espera dos passageiros.
“É um momento histórico para Pirapora. Enquanto as cidades vizinhas estão aumentando o preço da passagem de suas linhas municipais, aqui, estamos indo na contramão, oferecendo transporte gratuito. Tenho certeza que o ‘Expresso Social Piraporano’ veio para ficar e vai atender às necessidades da nossa população”, finalizou Gregorio.
Depois do lançamento do programa, o prefeito juntou-se a diversas autoridades e munícipes e fez uma viagem como passageiro do “Expresso” pelas ruas de Pirapora.

Gregorio (em pé, com camisa clara) lançou o programa e fez uma viagem a bordo do “Expresso”