Início Cidades Ao completar 15 anos, Rede Social Grande Oeste prepara primeira reunião de...

Ao completar 15 anos, Rede Social Grande Oeste prepara primeira reunião de 2020

785
0
As reuniões mensais são feitas na sede da Acib Barueri

Criada pelo interesse em atribuir responsabilidade social a diversas empresas da região, a Rede Social Grande Oeste desempenha tais funções de forma ininterrupta há 15 anos. Ligadas direta ou indiretamente ao universo corporativo, Lia Arrebola e Graça Calderini estão à frente da entidade durante esse período contando com apoio empresarial para a realização de suas reuniões semanais.
Diversas organizações, entre movimentos sociais e formais, já mantiveram contato com a Rede, buscando fazer parte do principal objetivo da entidade: aproximar os protagonistas dos três setores da sociedade: 1º Setor, Administração Pública (Governo); 2º, Setor Privado (Empresas e Profissionais Liberais); 3º, Organizações da Sociedade Civil (OSC). A profissionalização das entidades sociais que tenham atividade preponderante ou não em assistência social, a fim de fomentar relacionamentos e autonomia de cada uma delas, também faz parte do escopo de atuação da Rede Social Grande Oeste.
A entidade enumerou que, nestes 15 anos de atuação, foram realizados mais de 150 encontros, entre reuniões mensais, capacitações e até uma conferência regional. Atualmente, as reuniões mensais são promovidas na sede da Associação Comercial e Industrial de Barueri (Acib) que, com o apoio da Acib Mulher, cedendo o espaço para um público de cerca de 80 pessoas em cada encontro.
“A Rede estimula a troca de experiências, gerando meios de capacitação mensais, palestras, dinâmicas para o autoconhecimento, para seus integrantes e benefícios relevantes, mas cabe a cada OSC o compromisso de participar e a atitude de articular com as empresas, voluntários, presentes. Nosso objetivo maior é promover a profissionalização, o crescimento das OSC e não ser uma rede assistencialista. Por isso, cada um precisa fazer sua parte. O engajamento de cada setor é essencial”, disse Regina Vizoso, do Comitê Gestor da Rede e presidente da União Solidária, organização social que abriga jurídica e institucionalmente a Rede desde 2015.
Algumas das principais ações desenvolvidas pela entidade são o evento beneficente Chá Terraço Itália; o Programa Mais Chances, do Instituto União Solidária; e a mais recente forma de apoio direto financeiro: o Edital de Microprojeto, que seleciona propostas que geralmente encontram dificuldade de apoio nos meios tradicionais.
Em março será realizada a primeira reunião do ano, com portas abertas para quaisquer organizações pertencentes aos três setores da sociedade. O encontro está marcado para a terça-feira, 3/3, a partir das 8h30, na Acib Barueri, localizada à alameda Madeira, 222, Alphaville.
Para mais informações e datas das próximas reuniões a Rede Social Grande Oeste disponibilizou o e-mail redesocial@uniaosolidaria.org.br.