Início Política Lindoso deixa PSDB ‘sem dono’ e se filia ao Republicanos

Lindoso deixa PSDB ‘sem dono’ e se filia ao Republicanos

1251
0
Lindoso (ao centro) assinou a ficha de filiação na presença do presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira (à dir.)

Depois de se tornar alvo de uma polêmica que se arrasta dentro do PSDB osasquense desde o final do ano passado, o vereador Dr. Lindoso, até então apresentado como virtual candidato do partido à Prefeitura de Osasco, tomou uma decisão que surpreendeu a boa parte dos protagonistas da contenda: no sábado, dia 7, ele deixou o partido e assinou sua filiação ao Republicanos.
Desde o final do ano passado, ao apontar que integrantes da legenda haviam “traído” a candidatura a governador de João Doria (na eleição de 2018), a direção estadual do PSDB destituiu a cúpula do diretório osasquense, até então comandado pelo ex-prefeito Silas Bortolosso, nomeando Lindoso como novo comandante do partido na cidade. A posição da direção estadual encontrou resistência em diversos líderes tucanos, que tentaram de várias maneiras alterá-la, sem êxito.
Na semana passada, a edição deste Página Zero de sexta-feira, dia 6/3 (ed. nº 1435), divulgou um novo capítulo da disputa interna, quando o também vereador De Paula chegou a comemorar a decisão da Executiva estadual no sentido de que as candidaturas a prefeito deveriam ser resolvidas através da realização de prévias e até que Lindoso havia sido destituído do cargo de presidente.
A direção estadual do PSDB se manifestou imediatamente e, através de nota, desmentiu a destituição do presidente e, quando à realização de prévias, foi contumaz ao afirmar que em Osasco esse processo não aconteceria, porque o partido já “teria” seu pré-candidato na cidade: “(…) O Diretório [estadual] aprovou a resolução que estabelece as regras para a realização de prévias nas cidades onde não houver definição de candidatura, que não é o caso de Osasco, onde o PSDB terá como seu representante no pleito municipal o vereador Dr. Lindoso”, dizia a nota.

MUDANDO DE ATITUDE

Apesar de estar “prestigiado” no comando do partido, no sábado, 7, o vereador Lindoso surpreendeu a todos e assinou a ficha de filiação ao Republicanos. A medida também já recebia especulações nesse sentido, já que sua esposa, Loraine Malagueta, é a presidente do diretório municipal do partido.
O vereador não tem se manifestado publicamente sobre a decisão, mas a formalização da assinatura aconteceu num encontro com o presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira, que comemorou: “É com alegria que recebemos neste sábado a filiação do vereador Dr. Lindoso, agora nosso pré-candidato a prefeito de Osasco. Lindoso é médico oftalmologista e presidiu a Câmara Municipal no biênio 2017/2018. É experiente, íntegro e sem dúvida será um grande prefeito caso seja eleito em outubro. Seja bem-vindo ao Republicanos, um partido sólido, orgânico, em crescimento, que trabalha coletivamente e defende com vigor as bandeiras do conservadorismo e do liberalismo econômico”, escreveu o deputado em uma rede social.
Sem confirmar seus reais motivos, Lindoso deve ter se apegado a um edital publicado pela Executiva estadual do PSDB, datado de 4 de março, anunciando a convocação de seus filiados para uma reunião em que decidiriam, dentre outros assuntos, a “dissolução” do comando do partido em Osasco. A reunião está prevista para acontece neste sábado, 14, na sede do partido, na Capital paulista.