Depois do adiamento de uma cerimônia em fevereiro, em razão das chuvas que assolaram a cidade, a Prefeitura de Itapevi conseguiu na quinta-feira da semana passada, dia 12, dar início às obras de construção da primeira Escola Técnica do Estado (Etec) na cidade. Administrada pelo Centro Paula Souza, do governo do Estado, a unidade será instalada no Jardim Santa Rita. O evento foi o lançamento da pedra fundamental, com a colocação simbólica do primeiro bloco de pedra da fundação da construção.
As marcações do terreno começaram a ser feitas no ano passado. A área, de 13 mil metros quadrados (m²), está localizada ao lado do Centro de Hemodiálise e do futuro Centro Integrado de Saúde (CIS. A escola deverá oferecer aos alunos a oportunidade de fazer um curso integrado: Ensino Médio e Técnico ao mesmo tempo e também os cursos técnicos em Farmácia, Comércio e Logística.
O projeto prevê a construção de três blocos: o principal terá três pavimentos e abrigará a área administrativa e pedagógica, com 12 salas de aulas, laboratórios de informática, de ciências, de construção civil, de topografia, ciências, biblioteca, sala multiuso, salas de desenho e projeto, entre outras dependências. O segundo bloco será de convivência, com refeitório, cozinha, cantina, grêmio e auditório. Já o bloco 3 será composto por quadra poliesportiva coberta, arquibancada e vestiários e outras edificações complementares — lixeira, abrigo de gás, portaria, etc.
Comandando a cerimônia, o prefeito Igor Soares (Pode) lembrou que Itapevi era a única cidade da região que não possuía escola técnica do Centro Paula Souza. “A construção da Etec representa a realização de um sonho antigo da população, conquistado com muita luta, trabalho e dedicação. Queremos que nossos jovens tenham local digno para estudar e sigam se qualificando com qualidade para o mercado de trabalho”, disse.
Apesar de não informar sobre prazos e custos para a construção da Etec, a Prefeitura ainda prevê para este ano o início das obras da primeira Faculdade de Tecnologia (Fatec), também por conta do Centro Paula Souza, no Parque Suburbano.