A Secretaria de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Osasco iniciou na quarta-feira, dia 25, o atendimento no Centro de Acolhimento provisório voltado para a população em situação de rua que apresenta sintomas leves da Covid-19 e que, eventualmente, venha precisar cumprir quarentena em razão da epidemia do coronavírus.
No novo espaço, as pessoas em situação de rua terão os mesmos serviços prestados nas demais unidades de saúde da cidade. O local, segundo a Prefeitura, é equipado com camas, sala de TV, banheiros, chuveiros e alimentação; além de atendimento de saúde por parte da equipe do Consultório na Rua, que conta com profissionais de enfermagem, terapia ocupacional e agentes comunitários de saúde não só para o primeiro atendimento mas, quando necessário, fazer encaminhamentos às unidades de saúde.
De acordo com o titular da SAS, Cláudio Piteri, a criação do espaço é uma medida de prevenção ao contágio do coronavírus, visto que cada serviço de acolhimento comporta hoje cerca de 50 pessoas e não possibilita as condições necessárias para realizar o isolamento.
A unidade de atendimento está localizada na Vila Osasco e funcionará por tempo indeterminado.