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HMB disponibiliza setor de ‘pronto-atendimento’ a pacientes com Covid-19

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Novo setor funcionada desde o início de maio

Disponibilizado desde o dia 7 de maio, um novo espaço no Hospital Municipal de Barueri Doutor Francisco Moran (HMB) é destinado a receber casos de emergência ou urgência referenciados pela Central de Regulação, criado como um Pronto-Atendimento apenas para casos de Covid-19. Desde aquela data, segundo o hospital, 134 pessoas já foram atendidas pelo novo setor.
“Buscamos a melhora contínua nos processos da unidade. Analisando os fluxos de atendimento e estrutura do hospital, identificamos a possibilidade de isolar ainda mais o atendimento aos pacientes com Covid-19, ao mesmo tempo em que centralizaríamos processos em um só local, melhorando e agilizando o atendimento”, disse Nara de Moraes, coordenadora do setor.
O espaço está equipado para situações de emergência, como queda de saturação ou parada cardíaca, em uma área de estabilização que permite receber 10 pacientes sumultaneamente. Também tem sala para acolhimento familiar, dependência para paramentação de equipamentos de proteção individual (EPI), recepção e acesso para ambulâncias.
“Melhoramos ainda mais a admissão desses casos, que já era feita com um plano especial de atendimento. Agora conseguimos reunir todo o acolhimento inicial no mesmo espaço: assistir o paciente, realizar exames e receber o familiar responsável pela internação para informar as orientações iniciais médicas, administrativas e de enfermagem”, explicou o diretor técnico do HMB, Paulo Tierno, que idealizou e viabilizou as adequações para instalar o Pronto-Atendimento de Covid-19.
Quando há indicação de internação, a Central de Regulação solicita a transferência para o HMB e após cessão de leito, o paciente dá entrada na unidade diretamente pelo novo PA de Covid-19. Após essa etapa de acolhimento, o paciente é encaminhado para um leito de enfermaria ou crítico, caso necessite de equipamentos para cuidados intensivos, em um dos setores isolados para esses casos. E todos os dias, no período vespertino, o próprio médico liga para o parente com o objetivo de informar a evolução do quadro e prestar esclarecimentos sobre o tratamento.