No sábado, 1º de agosto, a maternidade pública de Santana de Parnaíba completou o primeiro ano de atividade promovendo o nascimento da pequena Manuela, às 1h01, para felicidade dos pais Lorrane e Leandro.
Com mais esse parto, a Maternidade Santa Ana agora ultrapassa a marca de 1.100 nascimentos nesse período, segundo dados divulgados pela Prefeitura local, que reforçou o fato de que sua implantação tornou-se “fundamental para as futuras mamães parnaibanas, pois as mesmas não precisam mais se deslocar para cidades vizinhas”.
Administrada por uma organização social, a maternidade tem equipe formada por cerca de 50 profissionais, entre enfermeiros, obstetras e médicos, além de um centro de parto natural e uma unidade neonatal para atendimento de prematuros.
O primeiro bebê a nascer na maternidade foi o garoto Theo, no dia 3 de agosto de 2019, e que já está registrado na história da unidade de saúde.
De acordo com a administração municipal, dos mais de 1.100crianças nascidas desde a inauguração, 770 foram de parto natural e 400 de parto cesáreo. A média de nascimentos, portanto, é de cerca de 90 por mês.