Início Geral PZ Semana marca redução de caos e mortes do coronavírus

Semana marca redução de caos e mortes do coronavírus

745
0

A última semana foi “especial” para quase todos os estados do país, que têm revelado queda tanto no número de mortes, quanto de casos confirmados do novo coronavírus.
Já acostumados com os baixos números apresentados aos finais de semana e feriados (como o recente 7 de setembro), os principais índices passaram a avaliar a média móvel de cada um dos itens pesquisados e, mesmo assim, os números têm apresentado recuos.
Apesar disso, técnicos e especialistas não garantem que a pandemia da Covid-19 tenha chegado ao seu pico no país e alertam: sem os cuidados alardeados para contenção da doença, tais números podem voltar a subir. Como exemplo, citam justamente o recente feriado de 7 de setembro, em que boa parte da população foi às praias desrespeitando os principais protocolos de higiene. Caso tenha havido algum tipo de transmissão em massa, esses números certamente aparecerão após 14 dias daquela data, ou seja, algo próximo a 21 de setembro.
Para se ter uma ideia da média móvel registrada nos últimos dias, os números nacionais revelavam 28.574 casos por dia entre 3 e 9 de setembro. Na comparação com 14 dias atrás (20 a 26/8), esse número era de 37.214. Portanto, a queda de um período para outro foi de 23,2%. Nos casos dos óbitos, a situação se repete: no período mais recente foram 680 mortes por dia contra 938 do final de agosto, uma redução de 27,5%.
Também no Estado de São Paulo os índices se assemelham: em número de casos registrados, são 7.819 por dia entre 20 e 26/8, contra 5.749 entre 3 e 9/9: redução de 26,4%. No número de óbitos, são 229 por dia contra 164 da última semana, também contração de 28,3%.

ALTOS E EMBLEMÁTICOS

Apesar da redução registrada nos últimos dias, tanto o país como o Estado não deixam de ver seus números chegarem a patamares altos e emblemáticos. No caso nacional, nesta quinta-feira, 10, o Brasil superou os 4,2 milhões de registros confirmados e se aproxima de 150 mil mortes. No caso estadual, São Paulo superou a casa dos 30 mil óbitos, e chegou perto de 890 mil casos confirmados. Mesmo com a manutenção de baixos índices diários, o Estado poderá chegar a 1 milhão em aproximadamente 20 dias.
No âmbito internacional, esta semana também marcou a passagem da Índia para o 2º lugar do ranking de casos confirmados, superando o Brasil. O país asiático chegou a 4,5 milhões de casos contra os 4,2 milhões brasileiros. No topo, continuam os Estados Unidos com 6,4 milhões.
Quanto aos óbitos, no entanto, o Brasil continua na 2ª posição com seus quase 130 mil, diante da Índia que tem 75 mil. Também nesse quesito os Estados Unidos estão na frente, com 191 mil mortes desde o início da pandemia.

NA REGIÃO

Entre as sete cidades da região Oeste da Grande São Paulo, a redução de índices também tem se repetido nos últimos dias. Com 1.809 óbitos totais registrados nesta semana, a média móvel é de 5 mortes diárias. Em relação às 12 por dia de 21/8, a redução é de 58,3%.
Já quanto aos casos confirmados em Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira, Itapevi, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus, o número chegou a 38.446 nesta semana, com média de 146 por dia. Na comparação com o dia 21/8, com 493 casos diários, a redução é de 70,3%.