Início Cidades Barueri recebe prêmio internacional ‘Cidade Amiga dos Animais’

Barueri recebe prêmio internacional ‘Cidade Amiga dos Animais’

957
0

Instalações de triagem e realocação de animais conquistam prêmio internacional para Barueri

A Organização Não-Governamental (Ong) World Animal Protection (Proteção Animal Mundial) encerrou nas últimas semanas a apuração dos resultados que premiaram as melhores iniciativas governamentais em sua segunda edição do prêmio internacional Cidade Amiga dos Animais.
A entidade analisou mais de 150 projetos enviados por municípios de toda a América Latina e, ao final, divulgou (no último dia 19) as nove categorias premiadas, além da cidade vencedora no cômputo geral.
A World Animal Protection divulga como principais objetivos de seu trabalho a erradicação do sofrimento desnecessário dos animais; influenciar autoridades para que coloquem os animais na agenda global; ajudar o mundo a entender a importância dos animais e inspirar e mover as pessoas para melhorar a vida dos animais.
Dentre as cidades premiadas, Barueri – representante da região Oeste da Grande São Paulo – ficou com o prêmio na categoria “Gestão eficiente de instalações de triagem e realocação (abrigos, canis, gatis, lares temporários)”. Segundo avaliação da Prefeitura local, “o que permitiu que Barueri fosse vencedora nessa categoria foi o trabalho desempenhado pelas duas unidades do Centro de Proteção ao Animal Doméstico (Cepad), da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente”, que recolhem, castram e disponibilizam para adoção animais em situação de vulnerabilidade. As unidades do Cepad estão localizadas no Centro e no Bairro dos Altos.
O secretário da pasta, Marco Antônio de Oliveira (Bidu), avalia que a premiação mostra o compromisso da cidade com a proteção e a qualidade de vida dos animais. “Esse prêmio internacional veio nos dizer que estamos no caminho certo. O governo municipal tem a sensibilidade de reconhecer a importância de investir no bem-estar animal e essa proposta está se tornando um modelo. Nossas dependências recebem gestores de todo o Estado de São Paulo e do Brasil interessados em adotar a mesma forma de trabalho”, destacou o biólogo.
As outras oito categorias e cidades premiadas foram as seguintes: – Estruturas e políticas efetivas e sustentáveis (Curitiba/PR); – Controle da densidade populacional e da taxa de renovação (Jundiaí/SP); – Bem-estar dos animais em situação de rua (Conselheiro Lafaiete/MG); – Saúde pública de qualidade (Ponta Grossa/PR); – Guarda responsável de animais (Curridabat – Costa Rica); – Prevenção e atendimento a maus-tratos contra animais (Curitiba); – Gerenciamento de conflitos entre animais de companhia e animais silvestres e/ou de fazenda (Cidade do México – México) e; – Ideia inovadora para promoção do bem-estar (São Paulo/SP e Maringá/PR). Por receber maior pontuação nas categorias individuais, a cidade de Curitiba, Capital do Paraná, foi declarada a campeã geral do 2º Prêmio Cidade Amiga dos Animais.

COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS

Além de ganhar reconhecimento internacional, a iniciativa de Barueri será publicada em um livro digital com distribuição gratuita nas plataformas da instituição em versões em português e espanhol. A cidade também receberá uma placa de condecoração e participará de um encontro virtual para compartilhar as experiências.
O prêmio conta com o apoio de instituições como a Organização Mundial de Saúde Animal, do Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo, do Conselho Federal de Medicina Veterinária e Zootecnia do Brasil, da Associação Mundial de Veterinários de Pequenos Animais e da Coalisão Internacional para o Manejo de Animais de Companhia.

A Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente administra os dois Cepads