Início Geral PZ Brasil celebra 131 anos da Proclamação da República

Brasil celebra 131 anos da Proclamação da República

3362
0

Em dia de eleição, país também celebra 131 anos da Proclamação da República

Neste domingo, 15 de novembro, dia em que parte da população do país escolherá novos gestores de suas respectivas cidades onde só haverá o 1º turno da eleição municipal, também será celebrado no Brasil a Proclamação da República, estabelecida há 131 anos pelo marechal Deodoro da Fonseca, em 1889, como resultado de um levante político-militar que deu início à República Federativa Presidencialista.
A comemoração relembra a queda da monarquia brasileira depois de 67 anos, como resultado de uma rebelião iniciada no dia 15 de novembro de 1889. O então Imperador do Brasil, Dom Pedro II, viajava para Petrópolis, no Rio de Janeiro, quando foi avisado por um telegrama do Visconde de Ouro Preto sobre a queda do regime monárquico que comandara por quase cinco décadas. Tratou-se, portanto, de um golpe de Estado político-militar, também conhecido como Golpe Republicano, ocorrido na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil.
Na mesma data foi instalado o novo governo, tendo Deodoro da Fonseca como primeiro presidente. Logo após a proclamação, foram assinados os atos instituidores do novo regime e os novos governantes aproveitaram também para expulsar a Família Imperial do Brasil, fazendo com que Dom Pedro e seus parentes se exilassem na Europa.
Durante o período em que os militares governaram o Brasil (entre 1964 e 1985), o 15 de Novembro sempre foi corado de festejos enaltecendo os desfiles públicos de exaltação a figuras de oficiais e outros personagens como Marechal Deodoro, Duque de Caxias, Benjamin Constant e Marechal Floriano Peixoto, entre outros.
Na década dos anos 1980, as eleições eram sempre realizadas em 15 de novembro para coincidir com o feriado e a data cívica. Desde então, 15 de novembro é feriado nacional, a fim de recordar a instituição da República no Brasil.
Com o passar dos anos, as eleições gerais no Brasil passaram a ocorrer na primeira semana de outubro e, neste ano, por coincidência, voltaram ao dia 15 em razão dos protocolos impostos pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A proclamação ocorreu no Rio de Janeiro, então capital do Império