Início Política Regional Vereadores da região iniciam 2021 a partir da desta semana

Vereadores da região iniciam 2021 a partir da desta semana

550
0
Movimentação em plenário começa em fevereiro (Foto: Arquivo PZ)

Depois de eleitos em 15 de novembro de 2020 e empossados em 1º de janeiro de 2021, os vereadores das sete cidades da região ainda cumprem o período de recesso parlamentar que se estenderá até o domingo, 31 de janeiro. De forma geral, o recesso parlamentar de final de ano cumpre o período de 15 de dezembro até 31 de janeiro; e os vereadores ainda gozam de outro período de folga no ano, durante todo o mês de julho.
Essa situação, no entanto, será modificada a partir de 1º de fevereiro, quando todos eles iniciam oficialmente os trabalhos em suas respectivas câmaras municipais. De forma geral, esse período se caracterizaria pela abertura de seus gabinetes para o atendimento à população, além do início das sessões legislativas para deliberarem sobre o dia a dia das demandas do município.
Com o advento da pandemia de Covid-19, entretanto, parte dessa prática não será realizada, já que a maioria das câmaras municipais se mantém fechada para atendimento presencial do público e, em alguns casos, até as sessões legislativas são transmitidas por canais digitais da internet.
Apesar do início dos trabalhos no dia 1º de fevereiro, seis das sete câmaras da região têm sessões realizadas às terças-feiras e, portanto, as atividades em plenário se iniciarão somente no dia 2. Osasco é a única cidade que, além das terças-feiras, também tem sessões às quintas-feiras. Em Pirapora do Bom Jesus, as sessões ocorrem às segundas-feiras, sendo uma na primeira e outra na terceira semana do mês.
Em rápida pesquisa por telefone nesta semana, a reportagem do jornal Página Zero apurou que a presença de público será permitida em Barueri e em Jandira, porém com limitação reduzida de pessoas. Em Carapicuíba, a informação é que essa primeira sessão receberá público, porém dali por diante somente pelos canais digitais.
Somadas, as sete cidades da região comportam, atualmente, 115 vereadores.