Início Política Regional Lins empossa novo secretário da Cultura e mexe com composição do Legislativo

Lins empossa novo secretário da Cultura e mexe com composição do Legislativo

1078
0
(Foto: Marco Infante)

Mudança no primeiro escalão da Prefeitura reformula composição na Câmara Municipal de Osasco

O prefeito de Osasco, Rogério Lins (Pode), convocou parte da imprensa da região na manhã de quinta-feira, 18, para, em seu gabinete, anunciar a alteração de um dos postos de seu secretariado.
Ao iniciar seu discurso, Lins fez menção a um “anúncio importante” e explicou: “temos aqui um conjunto de forças, de pessoas, que querem o melhor para a nossa cidade. E isso também se aplica à Cultura, que muitas dificuldades vem enfrentando em razão da pandemia de Covid-19”.
Ele ainda fez menção à necessidade de a Cultura se aproximar de áreas de vulnerabilidade social, citando exemplos já efetivados por sua administração, como a implantação de uma orquestra, aulas de teatro e de dança nesses pontos da cidade.
O preâmbulo serviu pra que Lins apresentasse a mudança: “Considerando a importância da Cultura, fizemos o convite para o vereador Cláudio Henrique da Silva – o Cláudio da Locadora (DEM) – que o aceitou e muito nos honra com sua chegada a um posto no Executivo”. E completou: “O Cláudio é uma pessoa que está todo o tempo nas ruas, vendo os problemas in loco; a Cultura precisa disso”.
O chefe do Executivo também falou sobre planos que apressentará para a pasta: “Temos projetos arrojados para a nossa Cultura, como por exemplo, retirar as grades em volta da biblioteca municipal, fazendo ali uma grande praça; uma praça de Cultura, dotada de tecnologia e de toda a infraestrutura. Vamos também expandir os Centros de Ensino Unificados (CEUs) das Artes pela cidade”, finalizou Lins.

NOVO SECRETÁRIO

Ao iniciar seu quarto mandato consecutivo na Câmara Municipal, o vereador Cláudio da Locadora se licencia do Legislativo para encarar o novo desafio. Ele referendou as palavras do prefeito ao dizer que “tenho a honra de assumir uma área muito bonita, importante, mas que foi muito castigada desde o início da pandemia”. E salientou: “Até 2018, existiam, segundo o IBGE, cerca de 5 milhões de pessoas empregadas e voltadas à Cultura em todo o país. A pandemia dizimou esses empregos e vamos lutar para começar a rever tal condição”.
Depois de assinar a portaria e tomar posse oficial do cargo, o novo secretário também falou de propostas para a área, citando, por exemplo, que deverá ativar a Casa da Cultura e Cidadania no bairro Portal D’ Oeste; reinaugurar o Espaço Grande Otelo, próximo ao Paço Municipal; transformar espaços da cidade em pontos culturais; e implantar em Osasco uma fábrica de Cultura, no moldes do projeto que existe na Capital.
Dirigindo-se ao prefeito, Cláudio disse: “vou levar o gabinete da Cultura aos quatro cantos da cidade”.
O novo secretário ocupará o posto de Márcio Bittencourt, cujo nome foi envolvido, há algumas semanas, em denúncia de possível assédio sexual contra uma funcionária. Bittencourt, segundo a Prefeitura, teria pedido afastamento do posto para não prejudicar o andamento do processo.

MUDANÇA NA CÂMARA

Com a saída de Cláudio Locadora da Câmara Municipal, quem assume o posto é o suplente Délbio Teruel, também do DEM, e que na eleição do ano passado obteve 3.103 votos.
Délbio já foi vereador por dois mandatos consecutivos, de 1997 a 2000 e de 2001 a 2004, ocupando até a presidência da Câmara de Osasco entre 2001 e 2002.
Depois, Délbio foi candidato a prefeito, a vice-prefeito e a deputado federal, sem obter sucesso. Ocupou as pastas de secretário de Esportes e de Administração da Prefeitura.
A posse oficial de Délbio na Câmara Municipal ocorrerá na próxima sessão legislativa, programada para a terça-feira, 23.

Délbio Teruel já ocupou o posto de vereador em outras oportunidades 
Rogério Lins (à dir.) empossou o novo secretário Cláudio da Locadora (Foto: Marco Infante)