Início Cidades Jandira avalia que restruturação do atendimento gerou redução no número de internações...

Jandira avalia que restruturação do atendimento gerou redução no número de internações no sistema de saúde

1008
0
Os leitos oferecidos aos moradores contam com respiradores - Foto: Luan Brito

Na semana passada, a Prefeitura de Jandira anunciou um processo de reestruturação no seu sistema de saúde, especificamente para atendimento dos casos de coronavírus na cidade. Naquele momento, cerca de 150 a 200 atendimentos diários eram centralizados no Centro de Combate ao Coronavírus (CCC) e a Secretaria de Saúde do município avaliava que as aglomerações geradas por tal movimentação poderiam criar dificuldades para controle dos casos de internação alusivos à pandemia.
A saída, então, foi criar espaços nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade para receberem ao menos os casos pacientes que apresentam sintomas leves da doença. Nesses espaços, segundo a administração municipal, além de impedir as aglomerações, foram implantadas as necessárias medidas para isolar os casos de coronavírus de outros tipos de atendimento, além do cumprimento dos principais protocolos em saúde do momento, como o distanciamento social, o uso de máscaras e a higienização das mãos.
Nesta semana, em outro material divulgado à imprensa, a Prefeitura aponta que já consegue medir uma redução na taxa de ocupação dos leitos de enfermaria que, naquele primeiro momento, era de 80%. Segundo números apresentados, esses mesmos leitos, com respiradores, ocupam agora uma taxa menor, de 70%. A Prefeitura não divulgou números absolutos de leitos disponíveis, tampouco se houve a mesma relação de diminuição em relação aos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Apesar da notícia de redução da taxa, a administração pública ressalta: “Mesmo diante de uma notícia positiva é necessário destacar que estamos vivendo um momento crítico da pandemia instalada e, por isso, é necessário que todos contribuam, evitando qualquer tipo de aglomeração, além do uso de máscara e higienização das mãos”.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que o munícipe que precisar se dirigir ao atendimento com acompanhante, até as UBSs ou ao CCC (ver quadro), que leve apenas um, para que não ocorram novas aglomerações.
O CCC de Jandira está instalado na rua Nova Salomão Barjud, 220, Centro.

QUANDO IR À UBS

– Perda de olfato (anosmia);
– Alteração do paladar (ageusia);
– Dor de garganta;
– Distúrbios gastrintestinais (náuseas/ vômitos/diarreia);
– Diminuição do apetite (hiporexia);
– Coriza;
– Cansaço (astenia).

QUANDO IR AO CCC

– Sintomas anteriores, mais os seguintes:
– Dificuldade para respirar;
– Dispnéia (falta de ar);
– Tosse;
– Febre;
– Além dos sintomas descritos aqui, pacientes que possuem os fatores de risco como doenças cardíacas, diabetes, bronquite crônica e doença renal crônica também devem procurar o CCC para atendimento, mesmo apresentando os sintomas considerados leves.