O deputado estadual por Osasco, Emidio de Souza (PT), protocolou na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), na sexta-feira, 9, um Projeto de Lei Complementar (PLC) que, se aprovado, obriga o governo paulista a pagar uma indenização para todos os professores do Estado mortos por Covid-19. A indenização prevista no Projeto é de R$ 100 mil e deve ser paga para cônjuges e filhos.
Segundo o gabinete do deputado, o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) divulgou um boletim no dia 7 de abril demonstrando que, até aquela data, 66 professores morreram contaminados por Covid-19, depois de trabalhar presencialmente em escolas estaduais de São Paulo.
“Os familiares dos profissionais da educação são impactados duplamente pela pandemia. Além do risco geral a que todos estão submetidos, há o acréscimo do risco decorrente da atividade profissional no setor da educação formal de um de seus membros”, explica o parlamentar.
No texto do PLC, o deputado ainda propõe a criação de um auxílio voltado para os filhos dos professores mortos pelo coronavírus . Chamado de “Auxílio Educacional Especial” no Projeto, esse auxílio seria de R$ 2 mil por mês até que os filhos dos professores tenham concluído o Ensino Técnico ou Superior.
O Projeto deve ser encaminhado às comissões internas da Assembleia Legislativa, antes de ser encaminhado ou não para aprovação do plenário.
Início Política Regional Projeto de Emidio pretende indenização aos familiares de professores mortos por Covid-19