Início Esportes Santos, já eliminado do Paulistão 2021, pode cair para a A2 após...

Santos, já eliminado do Paulistão 2021, pode cair para a A2 após 107 anos

1506
0
O Palmeiras (verde) venceu o Santos, manteve-se no páreo e complicou a situação do alvinegro praiano (Foto: Cesar Greco/Ag.Palmeiras/Fotos Públicas)

Em horários ainda não definidos pela Federação Paulista de Futebol (FPF), será disputada toda no domingo, 9 de maio, a 12ª rodada do Campeonato Paulista da Série A1, a derradeira da fase de classificação do Paulistão 2021.

Nos oito duelos, estarão em jogo a última vaga à etapa seguinte do torneio e a definição do clube que será rebaixado à Série A2, em 2022, acompanhando o São Caetano; consequentemente, os torcedores já saberão – assim que a bola começar a rolar – que já existem três confrontos definidos para as quartas de final.

A primeira situação envolve Novorizontino e Palmeiras, enquanto o risco de queda faz tremer os torcedores do São Bento, do Santo André e do Santos.

O Palmeiras, com 18 pontos ganhos, é o terceiro colocado do grupo C, um atrás do vice-líder, Novorizontino, com 19. Na noite de quinta-feira, 6, o Verdão manteve-se no páreo ao derrotar o Santos, por 3×2, enquanto o Novorizontino arrancou em casa, no último minuto, o empate por 2×2 ante o Botafogo.

Com esses resultados, curiosamente, na última rodada, o “Verdão” ficou “nas mãos” do arquirrival Corinthians, adversário do “Tigre”, na Arena Itaquera. Se o Novorizontino bater o “Timão”, o atual campeão estará alijado mesmo que derrote a já eliminada Ponte Preta, em Campinas.

 

REBAIXAMENTO

 

O Santos, ao sofrer o revés no clássico, deu adeus à competição. E para piorar os ânimos na Vila Belmiro, poderá cair para a Divisão inferior pela primeira vez em sua história, desde 1914. Com 10 pontos ganhos no grupo D, entretanto, ao “Peixe” bastará empatar contra o também desesperado São Bento (“lanterna” do B), com 9. Esse duelo será no reduto alvinegro que, como “reforço”, já terá no banco seu novo técnico: Fernando Diniz, substituto do demissionário Ariel Holan.

Para não se juntar ao São Caetano, pior time da temporada com 3 pontos no grupo D e ainda sem vencer, o “Bentão”, além de surpreender os santistas, terá de torcer por um tropeço do Santo André, em Itu, diante do Ituano.  O “Ramalhão” levará 10 pontos, no grupo A, e caso faça sua parte o representante de Sorocaba descerá senão superar o Santos.  Curiosamente, tanto São Bento, quanto São Caetano caíram juntos para a A2 em 2019 e, também lado a lado, voltaram a subir na temporada passada.

 

OS LÍDERES

 

Para os demais clubes, a rodada decisiva da fase de classificação será apenas para cumprir tabela pois ou estão credenciados ou livre de descenso, embora possam, ainda, ocorrer trocas de posições entre os atuais lideres de dois grupos. Isso acontecerá se o Novorizontino bater o Corinthians e o atual primeiro colocado do seu bloco (C), o Bragantino, que tem 22, sofrer derrota por mais de 2 gols de diferença ante o Botafogo, em Ribeirão Preto; o “Tigre”, com 19, ainda soma dois tentos a menos de saldo que o “Massa Bruta”.

O Guarani, pelo grupo D, também ameaça, mas com menores probabilidades, o atual primeiro lugar do Mirassol. Ambos têm, respectivamente, 14 e 17, entretanto o “Bugre” está com 4 gols a menos de saldo em relação ao ataque do Leão. Dessa maneira, o alviverde campineiro terá de golear a Internacional, em Limeira, e ainda “secar” o Mirassol, que terá de perder em seus domínios para o líder geral, São Paulo.

Reviravoltas à parte, já está certo que nas quartas de final Mirassol e Guarani vão se encontrar, em jogo único, em data a ser marcada, na casa daquele de melhor campanha.

O Corinthians, que dá às cartas no A, com 22, ainda terá pela frente o Novorizontino e só depois é que medirá forças, como mandante, contra a Internacional, a segunda do bloco, com 15 e já livre do assédio do Botafogo, terceiro com 11.

A mesma situação envolve São Paulo e Ferroviária, com 26 e 18 cada, no B. A “Ferrinha” ainda vai enfrentar o São Caetano, mas nas quartas seu papel será tirar o tricolor do páreo em pleno Morumbi.

 

SÉRIE A2

 

O Campeonato Paulista da Série A2 ainda está chegando à 13ª de 15 rodadas de sua fase de classificação, com os dois times da região em situações opostas. O Oeste lidera, com 29, com o  Água Santa em 2º, com 26. Na outra ponta, em 14º, com 11, o Grêmio Osasco Audax está a apenas 2 pontos do EC São Bernardo que, em 15º, com 9, abre  a zona de degola.

Os próximos jogos dos times da região na A2 são os seguintes:

09/05, 20h00,  13ª rodada, Monte Azul x Osasco Audax

09/05, 22h00, 13ª rodada, Oeste x Portuguesa Santista

12/05, a definir, 14ª rodada, Osasco Audax x XV de Piracicaba

12/05, a definir, 14ª rodada, Sertãozinho x Oeste

 

 

15ª RODADA DA SÉRIE A:

 

PALMEIRAS BUSCA VAGA EM CAMPINAS

 

Dia    Hora   Jogo

 

09/05 A definir     Corinthians x Novorizontino

09/05 A definir     Ituano x Santo André

09/05 A definir     Internacional x Guarani

09/05 A definir     Botafogo x Bragantino

09/05 A definir     Mirassol x São Paulo

09/05 A definir     Ponte Preta x Palmeiras

09/05 A definir     São Caetano x Ferroviária

09/05 A definir     Santos x São Bento

 

 

CLASSIFICAÇÃO DA SÉRIE A1

(Após 11 rodadas)

 

Grupo A

Pos.   Times                   PG

 

1°      Corinthians          22

2°      Internacional        15

3°      Botafogo              11

4°      Santo André                 10

 

Grupo B

Pos.   Times                   PG

 

1°      São Paulo            26

2°      Ferroviária          18

3°      Ponte Preta          13

4°      São Bento           09

 

Grupo C

Pos.   Times                   PG

1°      Bragantino          22

2°      Novorizontino     19

3°      Palmeiras            18

4°      Ituano                  13

 

Grupo D

Pos.   Times                   PG

1°      Mirassol              17

2°      Guarani               14

3°      Santos                 10

4°      São Caetano                  3

 

 

Resultados recentes: Ponte Preta 3×1 Guarani, Mirassol 1×3 Ferroviária, Internacional 1×0 São Caetano, Botafogo 2×0 São Bento, Ponte Preta 1×2 Mirassol, Palmeiras 0x1 Internacional, Bragantino 1×1 Santos, Guarani 2×1 Novorizontino, Santo André 0x1 Palmeiras, Ituano 2×1 Ponte Preta e Corinthians 2×2 São Paulo, São Bento 2×1 Internacional, Novorizontino 2×2 Botafogo, Santo André 2×1 Mirassol, Palmeiras 3×2 Santos e Ferroviária 1×0 Ituano.