Início Geral PZ Eventos-teste programados pelo governo do SP servirão para definir protocolos de retomada...

Eventos-teste programados pelo governo do SP servirão para definir protocolos de retomada no segundo semestre

561
0
Os anúncios foram feitos pelo governo paulista nesta semana (Foto: Governo do Estado de São Paulo)

O governador João Doria (PSDB) anunciou na quarta-feira, 26, que o Estado de São Paulo irá realizar, de 15 de junho a 30 de julho, 10 eventos-teste que devem servir para balizar os responsáveis pelo Plano São Paulo de combate à pandemia de Covid-19 na criação de um planejamento seguro, responsável e baseado na ciência para retomada das atividades do setor de eventos no segundo semestre.
“Os eventos serão realizados com limitação de público, ambiente de público e testagem rápida dos participantes. Isso já foi realizado em outros países, em iniciativa semelhante, e aqui vamos fazer de forma segura, controlada e com testagem rápida”, disse Doria.
Os eventos previamente definidos ocorrerão em ambiente controlado, com testagem de participantes e equipe, assim como acompanhamento pós-evento do governo do Estado. O objetivo deste estudo é ajustar, a partir de situações reais, as regras que possibilitarão a retomada de um dos setores mais afetados na pandemia do coronavírus e que emprega milhões de brasileiros.
A iniciativa será feita em duas feiras de economia criativa – incluindo uma que reunirá artesãos de diversas feiras da Capital paulistana -, uma feira corporativa – seguindo o modelo da Expo-retomada -, quatro festas sociais, sendo pelo menos um casamento e um jantar corporativo, e três eventos noturnos.
Os testes utilizados serão de antígeno, com resultado imediato, aprovados pela Anvisa e com sensibilidade parecida com o teste RT-PCR, diagnosticando pessoas que estão contaminadas e transmitindo a Covid-19. Haverá limitação de público e serão progressivamente testados eventos mais complexos, de acordo com avaliações e acompanhamentos dos participantes pós-evento.
“Não é uma retomada, não é uma abertura, são 10 eventos-teste para que possamos ter um planejamento seguro no segundo semestre, com responsabilidade, baseado na ciência e baseado em dados”, reforçou a Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Patrícia Ellen.

ATÉ 14 DE JUNHO

Na mesma quarta-feira, 26, Doria anunciou a prorrogação da fase de transição do Plano São Paulo para todo o Estado até o dia 14 de junho, com as mesmas regras atuais, ou seja: funcionamento das atividades econômicas até às 21 horas e permissão de 40% de ocupação nos estabelecimentos. Essa fase de transição, inicialmente, tinha prazo de término previsto para a segunda-feira, dia 31 de maio.
“O funcionamento das atividades comerciais seguirá até as 21 horas, com a permissão de 40% de ocupação no local, seja restaurante, café, comércio e demais serviços. Os indicadores da pandemia recomendam cautela neste momento, e é cautela que nós estamos adotando”, afirmou Doria.
Assim, estabelecimentos comerciais, galerias e shoppings podem funcionar das 6 às 21 horas. O mesmo expediente é seguido por serviços como restaurantes e similares, salões de beleza, barbearias, academias, clubes e espaços culturais como cinemas, teatros e museus.