Início Geral PZ Jandira e Santana de Parnaíba serão beneficiadas com chegada de novos postos...

Jandira e Santana de Parnaíba serão beneficiadas com chegada de novos postos do Poupatempo

1138
0
O governador anunciou a criação de 20 novos postos pelo Estado (Foto: Governo do Estado de São Paulo)

Na segunda-feira, dia 24, o governador João Doria (PSDB) assinou autorização para a implantação de novas unidades do Poupatempo em 20 cidades do Estado; dentre elas duas da região Oeste: Jandira e Santana de Parnaíba.
“O Poupatempo é uma referência nacional e internacional, com agilidade, eficiência nos serviços e nível de satisfação acima de 90%. Temos o primeiro Poupatempo digital do Brasil. Nós somos um governo 100% sem papel. Hoje, as 645 prefeituras do Estado de São Paulo operam digitalmente, essa é uma grande vitória, somos o primeiro Estado 100% digital do país”, insistiu Doria.
As novas unidades fazem parte do plano de expansão, anunciado em agosto de 2020 pelo governo paulista, que prevê a incorporação dos serviços do Detran ao atendimento do Poupatempo. Com a integração, as Ciretrans serão transformadas em Poupatempo, permitindo que o cidadão seja atendido no mesmo local. Na lista dos municípios a serem beneficiados estão Arujá, Caçapava, Capão Bonito, Cubatão, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Ibitinga, Itanhaém, Itapecerica da Serra, Itatiba, Jaboticabal, Jandira, Mococa, Mogi Mirim, Ribeirão Pires, Santana de Parnaíba, São Sebastião, Taquaritinga, Valinhos e Votorantim.
“É um dia para comemorarmos. Que esse modelo Poupatempo nos sirva de referência como já serve e de inspiração para continuarmos essa trajetória mesmo com todas as dificuldades e atenção à saúde pública que a pandemia nos obriga, mas olhando de maneira transversal o nosso governo, prestando bons serviços à sociedade”, afirmou Rodrigo Garcia, vice-governador e secretário de Governo do Estado.
As implantações serão viabilizadas em parceria com as prefeituras e deverão atender a mais de 2,2 milhões de pessoas. Entre os serviços oferecidos, além do Detran.SP, estão o Instituto de Identificação (IIRGD) e taxas cobradas pelas prefeituras.
O investimento do Estado na implantação dos novos postos é de aproximadamente R$ 3,7 milhões.
Administrado pela Prodesp – empresa de Tecnologia do Estado – o Programa Poupatempo possui 23 anos de existência e, segundo dados do governo paulista, já beneficiou mais de 607 milhões de cidadãos.
Com o início da pandemia, em março do ano passado, o programa acelerou o processo de digitalização dos serviços digitais. Atualmente, são 137 opções no portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento. Até o fim deste ano, o objetivo é chegar a 180 serviços digitais, e a mais de 240 em 2022.