Início Cidades Barueri entra na lista das cidades que terão novos postos do Poupatempo

Barueri entra na lista das cidades que terão novos postos do Poupatempo

647
0
Doria listou 20 novas cidades que receberão postos do Poupatempo - Foto: Governo do Estado de São Paulo

Há pouco mais de duas semanas, no dia 24 de maio, o governador João Doria (PSDB) anunciou a criação de novos postos do Poupatempo e a ampliação do programa por todo o Estado de São Paulo. Naquela oportunidade, Doria divulgou 20 cidades que seriam beneficiadas com as novas unidades, dentre elas duas da região Oeste Metropolitana, Jandira e Santana de Parnaíba.
Nesta semana, na segunda-feira, 7, o governador retomou o tema listando 20 novas cidades que também receberão postos do equipamento, dentre elas mais uma na região, Barueri. A lista completa dos municípios divulgados nesta semana relaciona Amparo, Artur Nogueira, Barueri, Boituva, Cabreúva, Campos do Jordão, Cerquilho, Embu das Artes, Ilha Solteira, Itararé, Jaguariúna, Monte Mor, Olímpia, Paulínia, Presidente Epitácio, Rio Grande da Serra, Santa Cruz do Rio Pardo, Santa Isabel, São José do Rio Pardo e Tremembé.
“Ao longo destes dois anos e meio de gestão, nós estamos entregando mais 122 Poupatempos. É a maior entrega de Poupatempos da história do governo do Estado. Até o final da nossa gestão serão 340 unidades. Nós tínhamos 70, agora temos 122 e serão 340 com um formato mais digital, mais serviços, menos espaço físico e mais eficiência”, afirmou Doria. O plano de expansão foi anunciado pelo governo em agosto de 2020.
Para passar a atender municípios de menor porte, as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) serão transformadas em Poupatempo. O atendimento será feito no sistema Balcão Único, que também pode contar com serviços municipais. O modelo já é usado em unidades criadas pela atual gestão estadual nas cidades de Aguaí, Lençóis Paulista, Jales e Salto.
De acordo com o governo paulista, os 20 novos postos serão instalados em parceria com os municípios, atendendo mais de 1,5 milhão de pessoas. Além do Detran.SP, os postos oferecerão serviços do Instituto de Identificação (IIRGD), Ministério Público, Secretaria Estadual da Educação e prefeituras, entre outros. O investimento do Estado será de aproximadamente R$ 3,3 milhões.
Com apoio da Prodesp, o Poupatempo informa ter aumentado a oferta de serviços digitais: são 137 opções on-line, no portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento. Até o fim deste ano, o objetivo é oferecer 180 serviços digitais e chegar a 240 em 2022.
Atualmente, 85% dos atendimentos do programa são feitos pelas plataformas digitais. Entre os serviços on-line mais procurados estão a pesquisa de pontuação e habilitação de condutores, licenciamento de veículos, funcionalidades da vacinação contra a Covid-19, emissão de atestado de antecedentes criminais e consulta de IPVA, entre outros.
Na região Oeste da Grande São Paulo, duas cidades já possuem postos físicos do Poupatempo no modelo original, onde se centralizam todos os serviços: em Osasco, a unidade fica na avenida Hilário Pereira de Souza, 664, Centro; e em Carapicuíba, na avenida Desembargador Dr. Eduardo Cunha de Abreu, 495, também na região central.
Em Barueri, apesar do anúncio desta semana, a cidade possui um serviço municipal implantado há anos com o mesmo objetivo: o Ganha Tempo atende na avenida Henriqueta Mendes Guerra, 550, Centro.