Início Esportes Brasil começa a defender título da Copa América em Brasília

Brasil começa a defender título da Copa América em Brasília

1340
0
O Brasil (azul) foi ao Paraguai e colheu a sexta vitória consecutiva nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 - Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A seleção brasileira masculina de futebol espera defender em casa, a partir do domingo, 13, o título da Copa América, competição que deverá começar com dez equipes divididas em dois grupos de cinco cada. Mais uma vez anfitrião desta que será a 47ª edição do torneio, o Brasil encabeça o A, ao lado da Colômbia, do Equador, do Peru e da Venezuela, o primeiro adversário da campanha que pretende coroar com o 10º título. Em 2019, também em solo nacional, a taça foi levantada no Maracanã (RJ), após final contra o Peru. O bloco B reunirá Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e o maior vencedor, com 15 conquistas, Uruguai.
Inicialmente prevista para 2020, a Copa América foi adiada por conta da primeira onda da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) planejava realizá-la até 10 de julho na Colômbia e na Argentina, mas às vésperas de a bola correr ambos os países desistiram alegando tanto problemas políticos internos como o recrudescimento da doença em sua segunda onda. Com a anuência dos dirigentes da Confederação Brasileira (CBF) e do governo federal, a entidade promotora resolveu trazê-la novamente para o Brasil, apesar de vários protestos contrários e de uma ameaça, que por fim não se consumou, de rebelião da comissão técnica e dos convocados.
Os jogos serão disputados em Goiás, Mato Grosso (Arena Pantanal), em Brasília (Mané Garrincha), e na capital carioca (estádios Nilton Santos e Maracanã). Brasil x Venezuela será disputado no domingo, 13, em Brasília (DF), a partir das 18 horas, como preliminar de Colômbia x Equador, que jogam na Arena Pantanal, às 21 horas. Depois, na quinta-feira, 17, a partir das 21 horas, o duelo se dará contra o Peru no estádio Nilton Santos, o Engenhão (RJ). O grupo B começará com Argentina x Chile, às 18 horas, e Paraguai x Bolívia, às 21 horas, ambos na segunda-feira, 14.
De acordo com o regulamento, após as cinco rodadas da fase de classificação, as quatro melhores seleções de cada grupo avançarão para as quartas de final, quando os embates passarão a ser eliminatórios.

LIDERANÇA E 100%

Antes de se reunir para a Copa América, a seleção brasileira venceu ambos por 2×0 dois jogos pelas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2022, no Catar. Os triunfos sobre o Equador, na sexta-feira, 4, em Porto Alegre (RS) e ante o Paraguai, na terça-feira, 8, em Assunción, mantiveram o escrete canarinho na liderança geral, com 18 pontos computados em seis partidas.