Início Geral PZ Enel reajusta em mais de 9% conta de energia elétrica em SP

Enel reajusta em mais de 9% conta de energia elétrica em SP

2481
0
Além do reajuste, também há a cobrança da bandeira vermelha (Foto: Página Zero)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou na terça-feira, 29 de junho, o reajuste tarifário da Enel Distribuição São Paulo, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica na Região Metropolitana.
O reajuste médio anunciado foi de 9,44% e passa a vigorar a partir deste domingo, dia 4 de julho, para os 24 municípios de sua área de concessão. Para os consumidores de baixa tensão, em sua maioria clientes residenciais, o reajuste será de 11,38%; e para os clientes de média e alta tensão, em geral indústrias e grandes comércios, o índice aprovado foi de 3,67%.
Em material divulgado à imprensa, a Enel São Paulo informa ainda que, “diante da situação crítica da pandemia e dos seus impactos na vida das famílias (desemprego e perda de renda) e nas atividades do comércio e da indústria, a companhia solicitou ao órgão regulador a aplicação de uma série de medidas regulatórias para a redução do percentual de reajuste deste ano, que ficou em torno de 61% menor do que estava previsto”. Ou seja: segundo a Enel, “se não fosse o esforço da companhia, o porcentual de reajuste teria sido de 24,1%”.
O reajuste ocorre após a Aneel anunciar aumento da bandeira tarifária vermelha patamar 2 – cobrança adicional aplicada às contas de luz realizada quando aumenta o custo de produção de energia. A cobrança extra passou de R$ 6,24 para R$ 9,49 a cada 100 kWh consumidos – alta de 52% em todo o país. O novo valor para a bandeira tarifária vermelha patamar 2 começa a valer neste mês julho, com previsão de que permaneça acionada até novembro.