Início Opinião Crescimento da população idosa no Estado de SP é um sinal de...

Crescimento da população idosa no Estado de SP é um sinal de alerta para o poder público

500
0

Ataide Teruel

Nesses meus dois primeiros anos de mandato, uma das minhas maiores preocupações tem sido com as pessoas idosas, que estão envelhecendo sem a oportunidade de ter o merecido descanso após uma longa e, muitas vezes, árdua batalha para criar filhos, netos e até bisnetos.
Hoje no Brasil temos cerca de 58 milhões de pensionistas e aposentados pelo INSS sendo que quase 60% deles recebem até dois salários-mínimos. E é com essa aposentadoria que uma parte considerável dos idosos brasileiros sobrevive. Além disso, muitos deles continuam trabalhando e ajudando filhos e familiares, sendo os principais responsáveis financeiramente pelos domicílios.
Por outro lado, estudos do SEAD (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados) demonstram um crescimento vertiginoso da população com idade acima de 60 anos no Estado de São Paulo. Hoje temos a proporção de 83 idosos para cada 100 menores de 15 anos de idade apresentando, em relação ao país, a maior proporção de idosos comparados à população, ou seja, 11,6% do total. Ainda segundo essas projeções, em apenas 13 anos, o Estado de SP terá o mesmo número de idosos e adolescentes.
Atento a esse crescimento, principalmente em relação aos idosos desamparados por seus familiares, desassistidos ou em situação de vulnerabilidade, tenho visitado casas de acolhimento a idosos em vários municípios de nosso Estado e destinado recursos, através de emendas, para que elas possam prover o cuidado, atenção, conforto e dignidade que essas pessoas merecem nessa etapa final de suas vidas.
Na Assembleia Legislativa, acompanho de perto o desenvolvimento de políticas públicas e a elaboração de Projetos de Lei sobre esse assunto, que envolvem questões como saúde, mobilidade, inclusão produtiva e digital, moradia, lazer, além de enfretamentos como violência contra os idosos, abandono e segregação.
Não há dúvida que, além dos programas que o Estado de SP já oferece aos nossos idosos, as projeções estatísticas de crescimento dessa parcela da população nos indicam a necessidade de maior e melhor planejamento futuro para um Estado e um país que terão a grande maioria de sua população composta por idosos.
Devemos sempre lembrar que, segundo as Nações Unidas, o envelhecimento é a maior conquista da humanidade alcançada no último século.
E, envelhecer com dignidade, conforto e segurança é o mínimo que nós, legisladores, podemos desejar, conquistar e oferecer para nossa população.

Ataide Teruel é deputado estadual em São Paulo, pelo Podemos