Início Geral PZ Praça da Cidadania pretende oferecer aperfeiçoamento profissional e participação comunitária em cidades...

Praça da Cidadania pretende oferecer aperfeiçoamento profissional e participação comunitária em cidades da região

566
0
Autoridades da região estiveram presentes à cerimônia com o governador - Foto: Governo do Estado de São Paulo

Na terça-feira, dia 3 de agosto, o governador João Doria (PSDB) assinou convênio para a implantação da Praça da Cidadania em seis municípios da Região Metropolitana de São Paulo e Litoral. Com soluções integradas nas áreas de educação, economia e ecologia, as chamadas “Praças” têm como objetivo promover a cidadania e a inclusão social em espaços de extrema vulnerabilidade. O programa oferece mais de 20 cursos profissionalizantes em seis áreas do conhecimento: beleza e bem-estar, moda e arte, gastronomia, informática, construção civil e administração.
“Um programa muito importante não apenas por ser uma área de lazer, mas também como uma área para formação da cidadania. Traz a qualificação profissional para permitir que essas pessoas, ao serem qualificadas, possam ter a oportunidade de emprego”, disse Doria.
As cidades da região Oeste contempladas com o convênio são Carapicuíba, Itapevi e Osasco, que enviaram representantes à cerimônia para assinatura junto ao governador. Além delas, foram também contemplados nesta semana os municípios de Cubatão, Itaquaquecetuba e Santos. O programa já está presente em Santo André, Guarulhos e na Capital, em Paraisópolis.
Duas das cidades da região também já definiram e divulgaram detalhes sobre a instalação da Praça da Cidadania. Em Osasco, por exemplo, ela será implantada na região do Portal I, onde funciona o Centro Cultural, na rua Colinas D´Oeste. Presente ao evento, o prefeito Rogério Lins (Pode) afirmou: “A recuperação da economia e da geração de empregos passa, necessariamente, pela qualificação profissional. O embelezamento nas áreas de vulnerabilidade social é bacana, mas a capacitação profissional é fundamental para que essas pessoas consigam pescar o próprio peixe”, disse.
A previsão é que o equipamento seja entregue à população no prazo de um ano.
Já em Itapevi, a nova unidade será instalada na rua Penélope, no Parque Wey, com expectativa de que fique pronto até abril de 2022.

POR CONTA DO MUNICÍPIO

Os cursos desenvolvidos pelo Fundo Social de São Paulo, em parceria com o Centro Paula Souza, são voltados para a geração de renda e ao desenvolvimento da economia local. No local, também são ofertados serviços do Centro de Integração e Cidadania (CIC), da Secretaria da Justiça e Cidadania, para emissão de segunda via de documentos.
O programa ainda contempla a melhoria das condições urbanas do território com a implantação de áreas voltadas para o esporte, lazer e convivência. Nas Praças Públicas, são estimuladas a prática de atividades culturais, esportivas e artísticas para uma melhor qualidade de vida e incremento da participação comunitária e integração da população residente naquela comunidade.
O espaço destinado ao lazer, esportes e convivência poderá contar, dependendo de cada projeto, com academia ao ar livre, pista de caminhada e corrida, quadra poliesportiva, quadra de futebol society, quadra de basquete de rua (3×3), área de jogos, parquinho infantil, arena ao ar livre, jardim de chuva e horta comunitária.
Para a realização da Praça, o município deve disponibilizar um terreno e providenciar a aprovação legal dos trâmites para instalação do projeto, além de coordenar a mobilização junto à comunidade para adesão à iniciativa. A gestão, manutenção e zeladoria dos espaços públicos após a implantação cabe também à municipalidade.