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Baruerienses podem sugerir à Prefeitura melhorias para a cidade

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Foto: Thazio Gomiero

Prefeitura de Barueri começa a receber propostas de moradores para novos investimentos na cidade

Desde a segunda-feira, dia 16 de agosto, todos os moradores e moradoras de Barueri já podem enviar para a Prefeitura suas sugestões de melhorias da cidade. Um processo de Audiência Pública virtual permitirá tal iniciativa e deve auxiliar a administração municipal a elaborar a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022, o Plano Plurianual (PPA) 2022 a 2025, bem como a revisão da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2022.
Assim como acontece todos os anos, a população vai poder influenciar ou decidir sobre os novos investimentos da Prefeitura, indicando a realização de obras, de melhorias ou criação de novos serviços municipais. Dessa forma, os moradores poderão indicar a construção de novas escolas, postos de saúde, abertura ou pavimentação de ruas, canalização de córregos, ampliação de serviços de saúde, etc. A decisão final, no entanto, ficará a critério da equipe especializada da Prefeitura, que levará em consideração os recursos disponíveis e a viabilidade técnica das propostas sugeridas.
A Secretaria de Finanças, responsável pela Audiência Pública, já disponibilizou pelo portal da Prefeitura na internet um acesso através do pop-up “Quer melhorar o seu bairro?”. O acesso ao formulário de sugestões também pode ser acessado diretamente pelo link http://www.barueri.sp.gov.br/sistemas/OrcamentoParticipativo/. O formato virtual neste ano se deve à pandemia do novo coronavírus, a fim de evitar aglomeração de pessoas. Para facilitar o processo na apresentação das sugestões, a Secretaria dividiu os temas em sete eixos: Educação, Saúde, Segurança, Meio Ambiente, Esportes, Cultura e Social e Governo.
O secretário de Finanças, Gustavo César, avalia que “todas as necessidades que a população aponta na Audiência são priorizadas no planejamento da administração municipal, principalmente obras na Saúde e na Educação”.
Com as sugestões da população feitas na Audiência, cujo link para acesso estará disponível até 5 de setembro, a Secretaria de Finanças vai finalizar a LOA e o PPA, além de eventualmente atualizar a LDO. Esses projetos serão enviados para a Câmara Municipal até o dia 30 de setembro, para discussão e aprovação dos vereadores.

A administração municipal começa a elaborar a LOA, o PPA e a LDO para 2022 – Foto: Benjamim Sepulvida/Secom