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Avanço da vacinação permite retomada de atendimento sem agendamento no Portal do Trabalhador de Osasco

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As três unidades estão localizadas no Centro, zona Sul e zona Norte de Osasco - Foto: Alan Santos

A Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda (Setre) da Prefeitura de Osasco retomou, no final do mês de setembro, dia 29, o atendimento de forma presencial no Portal do Trabalhador, agora sem a necessidade de agendamento. A iniciativa foi adotada em função do avanço da vacinação contra o coronavírus na cidade, o que permite, na avaliação da Secretaria, a retomada do atendimento presencial. As três unidades do Portal em Osasco já vinham fazendo tal atendimento, porém com a exigência de prévio agendamento na Central 156. A partir dessa retomada, quem está à procura de recolocação no mercado de trabalho formal pode ir até uma das unidades munido dos documentos pessoais e conversar com os atendentes para que eles façam uma busca aprofundada por uma vaga de emprego que seja condizente com a formação acadêmica do candidato e seu perfil profissional.
“Osasco vive um momento importante na retomada da economia e estamos na contramão do desemprego. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), de janeiro até agosto, 62.600 pessoas tiveram suas Carteiras de Trabalho assinadas em Osasco. Esse número já é maior que o ano inteiro de 2020, quando 58.742 obtiveram registro em carteira na cidade no período de janeiro a dezembro. E o Portal do Trabalhador é um grande aliado da população na busca da recolocação, não só no que diz respeito à intermediação da mão-de-obra, mas também na qualificação, oferecendo vários cursos gratuitos para que esse candidato chegue mais preparado ao mercado e tenha mais chances nos processos seletivos dos quais participa”, explica Gelso Lima, secretário responsável pela pasta.
Como citou o secretário, além da oferta de vagas, os técnicos do Portal analisam os perfis pedidos pelo empregador e montam grades de cursos que capacitam profissionais com a demanda mais apresentada.
Os Portais também oferecem os serviços de orientação para obtenção da CTPS Digital, inclusão e atualização do CadÚnico, pedido de Seguro Desemprego, Bolsa Família e Osasco Integra, que atende pessoas em situação de rua, pessoas egressas do sistema prisional, pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas, jovens em acolhimento institucional, jovens em medida socioeducativa, mulheres em situação de violência doméstica, imigrantes e refugiados, população LGBTQI+ e pessoas pertencentes às comunidades tradicionais, como indígenas, ciganos e quilombolas. Para os serviços de pedido de Seguro-Desemprego e atualização do CadÚnico, o atendimento ainda é feito mediante agendamento pela Central 156 ou no número 3651-7080.
As unidades atendem das 8 às 16h30 e ficam nos seguintes endereços: rua Fiorino Beltramo, 300 (Centro); avenida João de Andrade, 1.778, Jd. Santo Antônio (zona Sul); e avenida Presidente Costa e Silva, 372, Helena Maria (zona Norte).